Música e mídias: contribuições das teses e dissertações brasileiras Para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14007Palavras-chave:
Música, Mídias, Mídia-educação, Formação de professores.Resumo
O artigo apresenta e analisa um mapeamento das teses e dissertações sobre música e mídias realizadas entre 2000 e 2018 nos cursos brasileiros de Pós-Graduação em Educação e em Música. A partir de referências teóricas da educação musical e da mídia-educação, verificou-se que os temas mais frequentemente estudados são a influência das mídias na relação dos jovens com a música, e as maneiras como eles utilizam as tecnologias digitais, inclusive para constituir sua identidade musical. As pesquisas mostram que os professores precisam estar atentos aos novos desdobramentos culturais, e que os saberes musicais dos estudantes deveriam ser compartilhados e discutidos na escola. A análise do mapeamento valida a necessidade de a música e as mídias estarem presentes nos cursos de formação de professores, aproximando a escola das vivências midiático-musicais dos jovens, e favorecendo novas formas de aprendizagem musical e de reflexão cultural crítica e criadora para professores e estudantes.
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