Fatores de motivação para crianças em idade escolar dos pequenos povos indígenas do Norte, Sibéria e Extremo Oriente da Federação Russa para estudar línguas nativas

Autores

  • Elena A. Naydenova Federal Institute of the Native Languages of the Peoples of the Russian Federation, Yakutsk Branch, Yakutsk, Russia.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16913

Palavras-chave:

Minorias indígenas do Norte, Sibéria e Extremo Oriente da Federação Russa, Línguas minoritárias, Primordialismo, Instrumentalismo

Resumo

A extensão em que uma língua é usada afeta seu nível de vitalidade. Se uma língua não está incluída em uma variedade de esferas da interação humana, ela se junta às fileiras das línguas minoritárias - as línguas ameaçadas (em oposição às línguas majoritárias, que não são ameaçadas). A esse respeito, preocupa seriamente o estado das línguas dos pequenos povos indígenas do Norte, da Sibéria e do Extremo Oriente, cuja população não ultrapassa 50 mil pessoas. O número de falantes dessas línguas está diminuindo rapidamente a cada ano. Como parte da atribuição estatal do Ministério da Educação da Federação Russa sobre o tema “Desenvolvimento de um sistema didático e metodologia para a criação de um ambiente de fala em desenvolvimento em uma língua nativa nas organizações educacionais localizadas nas áreas habitadas por pequenos indígenas. povos numerados do Norte, Sibéria e Extremo Oriente da Federação Russa ”, o autor entrevistou representantes de três grupos sociais de 12 assentamentos rurais em seis regiões da Federação Russa. O objetivo da pesquisa era determinar até que ponto eles usam suas línguas nativas, o lugar dessas línguas na classificação das línguas que conhecem e sua motivação para aprendê-las.

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Biografia do Autor

Elena A. Naydenova, Federal Institute of the Native Languages of the Peoples of the Russian Federation, Yakutsk Branch, Yakutsk, Russia.

Referências

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Naydenova, E. A. (2021). Fatores de motivação para crianças em idade escolar dos pequenos povos indígenas do Norte, Sibéria e Extremo Oriente da Federação Russa para estudar línguas nativas. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16913. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16913

Edição

Seção

Publicação Contínua