Interdisciplinaridade no curso de licenciatura em ciências biológicas: um estudo curricular

Autores

  • Raphael Alves Feitosa
  • Ana Maria Iorio Dias

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3979

Resumo

O presente artigo analisa as práticas curriculares do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC) e suas implicações para a formação docente, focando, mais especificamente aos aspectos que tangem a interdisciplinaridade. O curso conta com um rol de cinco disciplinas chamadas de ‘Instrumentalização’, sendo duas para o estudo da ciência e três para o ensino de ciências, as quais visam abordar os conteúdos específicos da Biologia e transpô-los para o ensino da temática através de uma abordagem interdisciplinar. Utilizando como percurso metodológico o Estudo de Caso, observou-se que a interdisciplinaridade aparece formalmente no projeto do curso, e também na forma de currículo em ação nas ‘Instrumentalizações’. Destarte, o grupo de atores sociais do curso investigado acredita que é possível fazer uma interdisciplinaridade dentro do próprio campo do curso.

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Como Citar

Feitosa, R. A., & Dias, A. M. I. (2015). Interdisciplinaridade no curso de licenciatura em ciências biológicas: um estudo curricular. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(16), 139–152. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3979

Edição

Seção

NÚMERO TEMÁTICO: Ensino de Biologia