ADULT EDUCATION MANAGEMENT IN PORTO AND CATALONIA: A CASE STUDY

Autores

  • Christian Muleka Mwewa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPTL/UFMS) http://orcid.org/0000-0002-7079-5836
  • Ana Inés Renta Davids Universitat Rovira i Virgili , Tarragona • Department of Pedagogy Vocational Education, Educational Leadership, Adult Education
  • Abudo Machude Professor na Universidade Eduardo Mondlane (UEM/Moçambique)

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.7582

Resumo

The purpose of this study was to analyze the organizational structure and educational methods of two training centers, namely the Professional School of Minho (Portugal) and the Association for Social and Occupational Promotion (Spain). Data collection included daily observation of and participation in the "departments" of adult education and training in both centers. We argue that training in these institutional contexts is based upon a permanent dialogue between learners’ home experiences and learning opportunities that allow them to acquire new professional, cultural, political and social skills. Therefore, the training process in these centers becomes a movement between prior knowledge and new experiences. This process is observed in the dialogue between learners, instructors, context and everyone involved in the educational process.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Muleka Mwewa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPTL/UFMS)

Estágio Pós-doutoral na UFSC (2017/1). Professor com dedicação exclusiva na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus I -Três Lagoas/MS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade (UFMS/CPTL). Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) com estágio doutoral na Université de Paris I Panthéon-Sorbonne (2008); Mestre em Formación de Profesionales de la Formación (Máster Erasmus Mundus, MUNDUSFOR, 2009) pela Universidad de Granada-Es; Universitat Rovira i Virgili-Es e Universidade do Porto-Pt; Mestre em Ciências da Educação (Educação, História e Política) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005); Graduado em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001); graduando em Letras Francês na mesma instituição (2002 – 2007, formação incompleta). É professor de Capoeira e outras manifestações Culturais Afro-brasileiras. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq); Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade (UFMS/CNPq). Coordenador da Coleção Cenários na editora Nova Harmonia (São Leopoldo/RS/Br). Organizador dos livros: (1) Verso do anverso: teoria, crítica e literaturas africanas, 2011; (2) África e suas diásporas: olhares interdisciplinares, 2008 e do livro (3) Sociedades desiguais, 2009; autor do livro Cenários da Indústria cultural: corpo negro, cultura e capoeira, 2009. Autor de diversos artigos sobre a temática da Educação, Cultura e Sociedade. Membro do corpo editorial da Revista Eletronica Diálogo e Ciência (FTC) e parecerista ad hoc de diversos periódicos Nacionais e da Revista Fermentário da Universidad de la Republica (Uruguai). Tem experiência na área de Ciências Humanas (Fundamentos da Educação). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Teoria Crítica e Estudos Culturais, Relações étnico-raciais na infância, Educação (Formação) com interfaces com a Cultura, a Literatura, a Capoeira e outras Manifestações culturais de matriz afro-brasileira. Os seus projetos têm sido contemplados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) nos Editais Pró-eventos em duas edições de 2011; Publicações (2011); e pelo CNPq no Edital das Ciências Humanas (CNPq, 2012) e Igualdade de Gênero (CNPq, 2012). Foi professor no programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado-Stricto Sensu, Nota 3 CAPES) na Universidade do Sul de Santa Catarina com atuação na Linha de Pesquisa: Relações culturais e históricas na Educação (UNISUL, 2010-2013). Foi líder de Grupo de pesquisas Educação, Cultura e sociedade (EDUCS/UNISUL/CNPq) e coordenador geral do Seminário EDUCS na Unisul; Foi Editor da Revista POIÉSIS-RPPGE-UNISUL (2010-2013, QUALIS B3-Educação). (Texto informado pelo autor).

Ana Inés Renta Davids, Universitat Rovira i Virgili , Tarragona • Department of Pedagogy Vocational Education, Educational Leadership, Adult Education

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Rovira i Virgili.

Universitat Rovira i Virgili , Tarragona · Department of Pedagogy

Vocational Education, Educational Leadership, Adult Education

PhD in Education

Abudo Machude, Professor na Universidade Eduardo Mondlane (UEM/Moçambique)

Mestre em Formação de Profissonais em Educação pela

Université de Reims e Universidade do Porto.

Professor na Universidade Eduardo Mondlane (UEM/Moçambique)

Referências

REFERENCES

ARROGANTE, V. Las Universidades Populares. In A. Requejo Osorio, (Coord): Política de Educación de Adultos. Santiago de Compostela: Tórculo Edicións, 1994, p. 371-393.

CANÁRIO, Rui & CABRITO, Belmiro (Org.). Educação e Formação de adultos: Mutações e Convergências. Lisboa, Educa, 2005.

CANÁRIO, Rui. Adultos – da escolarização à educação. Revista Portuguesa de Pedagogia, 35 (1), 85-99, 2001.

CANÁRIO, Rui. Caminhando e Aprendendo. S@ber+, 14 (3), 3-11, 2002.

CANÁRIO, Rui. Formação de adultos e modos de trabalho pedagógico. In: Educação de adultos: um campo uma problemática. Lisboa: Educa e autor, p. 119-130.

CARRASCO, Joaquin Garcia. Educación de Adultos. Barcelona, Editorial Ariel, 1997.

CEITIL, Mário. Gestão e desenvolvimento de competências. Lisboa, edições Sílabo, 2006.

CORREIA, José Alberto. Sociologia da Educação Tecnológica. Lisboa: 2000.

CORREIA, José Alberto. “A formação da experiência e a experiência da formação num contexto de crise do trabalho”. In: Rui Canário & Belmiro Cabrito (Orgs.). Educação de adultos. Um Campo e uma problemática. Lisboa, Educa, 1999. p. 61-72.

COURTOIS, B. & G. PINEAU (Org.). La formations experientielle des adultes. Paris: La documentation Française, 1991.

Diari Oficial de la Generalitat de Catalunya, DOGC núm. 4896 - 01/06/2007.

FEDERIGHI, Paolo et all. La organización local de la educación de adultos. Madrid, Editorial Popular, 1992.

FERRÁNDEZ, A.; TEJADA, J.; JURADO, P.; NAVÍO, A.; RUÍZ, C. El formador de Formación Profesional y Ocupacional. Barcelona: Octaedro, 2000. Cap. 1 (“Análisis de los paradigmas de la función docente”, p. 17-40).

FERNANDEZ, Florentino S. La educación de personas adultas en Europa. In: GARCIA, Joaquín (Coord.). Educación de adultos. Barcelona. Barcelona, Editorial Ariel, S. A., 1997, p. 85-94.

FERNANDEZ, Florentino S. As raízes históricas dos modelos actuais de educação de pessoas adultas. Lisboa: Educa. FPCE-UI, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1974.

GARCIA, Joaquín (Coord.). Educación de adultos. Barcelona, Editorial Ariel, S. A., 1997.

GOETZ, J. P. e LeCOMPTE, M. D. Etnografía y diseño cualitativo en investigación educativa. Madrid: Ediciones Moratas, S. A. 1988.

LIMA, Licinio C. (Org.). Educação de Adultos. Forum I, Braga, Universidade do Minho/Unidade de Educação de Adultos, 1994.

OSORIO, Augustin Requejo. Animação sociocultural e educação de adultos. In: TRILLA, Jaume (Coord.). Animação sociocultural. Lisboa, Instituto Piaget, 2004. p. 235-…

PROYECTO de Realizació d’itineraris d’inserció sociolaboral, (RIISL), 2009.

QUINTAS, Helena Luísa Martins. Educação de adultos: vida no currículo e currículo na vida. (Perspectivas e reflexões; 1). Lisboa, ANQ, 2008.

TRIOLLO, F. El profesorado y el desarrollo curricular: tres estilos de hacer escuela. Cuadernos de Pedagogía, 228, 1994, p. 70-74.

VAZ, Henrique. “PROJECTO ZERO; a escola no teatro”. Significado da instância trabalho numa escola profissional artística: Estudo de Caso. Dissertação de doutoramento defendida na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, 2007.

Sites

«http://www.bcn.es/edcities/aice/estatiques/espanyol/sec_iaec.html» Acesso em 21 de Fevereiro de 2012.

«http://www.poph.qren.pt/index.asp» Acesso em 26 de Fevereiro de 2012.

«http://www.poph.qren.pt/upload/docs/apresentação/PO%20Potencial%20Humano.pdf» Acesso em 26 de Fevereiro de 2012.

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

Mwewa, C. M., Davids, A. I. R., & Machude, A. (2018). ADULT EDUCATION MANAGEMENT IN PORTO AND CATALONIA: A CASE STUDY. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(27), 9–22. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.7582

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)