THE CONCEPT OF NEW LITERACY IN OFFICIAL CURRICULAR DOCUMENTS IN THE STATE OF PARANÁ, BRAZIL

Autores

  • Jane Cristina Beltramini Berto Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada
  • Jonathas de Paula Chaguri Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de Paranavaí http://orcid.org/0000-0002-7525-9653

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.8866

Resumo

This work aims to analyze the concept of new literacy in Curricular Guidelines of Portuguese Language in the State of Paraná, Brazil (Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa do Estado do Paraná, DCE-LP) (PARANÁ, 2008), concerning its process of elaboration after the previous curriculum documents, DCE-LP of 2006, and the Paraná Basic Curriculum of 1990, in order to verify their consonance with theories postulated by Street (1989; 2003), Soares (2000; 2004), and Tfouni (1994), by discussing implications to students’ new literacy in public schools in Paraná, Brazil. The results point to the interweaving of literacy and new literacy studies, with emphasis on the last, aiming the teaching of writing linked to social practices. However, in the current curriculum proposal prevails the ideological model of new literacy in contrast to excerpts of the autonomous model, being far from the social practice present at curriculum proposal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Cristina Beltramini Berto, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernanbuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST). Participa do Grupo de Pesquisas e Estudos Interação e Escrita (GPEIE) e do Grupo de Pesquisa e Estudo em Linguagem e Educação (GEPLE), cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. 

Jonathas de Paula Chaguri, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de Paranavaí

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professor da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de Paranavaí. Departamento de Letras na área de Língua Inglesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeira Moderna. Atua nas áreas de políticas linguísticas, políticas públicas, ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e historiografia do ensino de línguas estrangeiras modernas.

Referências

ARCO-VERDE, Y. F. S. Primeiras Reflexões para a Reformulação Curricular da Educação Básica no Estado do Paraná. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Reformulação Curricular no Estado do Paraná: um trabalho coletivo. Curitiba: SEED, 2003.

AGUIAR, V. T; B; BORDINI, M. G. Literatura: a formação do leitor – alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BAGNO, M. A Norma Oculta: língua e poder na sociedade. São Paulo: Parábola, 2003.

_______. Preconceito Linguístico. São Paulo: Loyola, 2003.

BARRETO, E. S. S. (Org.) Os Currículos do Ensino Fundamental para as Escolas Brasileiras. 2. ed. Campinas: Autores Associados/Fundação Carlos Chagas, 2000.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARTON, D. Literacy: an introduction to the ecology of written language. Oxford: Blackwell, 1994.

BRAIT, B. PCNs, Gêneros e Ensino de Línguas: faces discursivas da textualidade. In: ROJO, R. H. R.(org). A Prática de Linguagem em Sala de Aula: praticando os PCNs. Campinas: EDUC-Mercado de Letras, 2000, p. 13-23.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

_____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. vol. 2. Brasília: MEC/SEF, 1997.

_____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAPRISTANO, C. C. Por uma Concepção Heterogênea de Escrita que se Produz e que se Ensina na Escola. Cadernos de Educação. Pelotas, vol --, n. 35, p.171-193, 2010.

CAPRISTANO, C. C. Letramento, Alfabetização e Escrita. In: SANTOS, A R, ROMUALDO, E. C; RITTER. L. B. (Orgs). Letramento e Escrita. Maringá: EDUEM, 2012. p. 11-28.

_____. Letramento, Alfabetização e Escrita. In: SANTOS, A. R; ROMUADO, E. C; RITTER. L. B. (orgs). Letramento e Escrita. Maringá: EDUEM, 2010. p.11-27.

CELLARD, A. A Análise Documental. In: POUPART, J. et al. (orgs.). A Pesquisa Qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Editora Vozes, 2008. p. 295-315.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

_____. O Que é Filosofia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

HAMILTON, M. Sustainable Literacies and the Ecology of Lifelong Learning.Working Papers of the Global Colloquium on Supporting Lifelong Learning. UK: Open University, 2000. Disponível on-line em: <http://www.open.ac.uk/lifelong-learning>. Acesso em 20 jan. 2011.

KATO, M. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986.

KLEIMAN, A. (Org.). Os Significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.

_____. Preciso “Ensinar” o Letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Campinas: MEC/ CEFIEL/ILEL, 2005.

MENEGASSI, R. J. Práticas de Letramento. In: SANTOS, A. R; ROMUADO, E. C; RITTER. L. B. (orgs). Letramento e Escrita. Maringá: EDUEM, 2010. p.95-106.

PARANA. Secretaria de Estado de Educação. Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná. Curitiba: SEED, 1990.

_____. Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares de Educação Básica: Língua Portuguesa e Literatura. Curitiba: SEED, 2008.

_____. Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares de Educação Básica: Língua Portuguesa e Literatura (versão preliminar). Curitiba: SEED, 2006.

SOARES, M. Letramento em Texto Didático: o que é letramento e alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

_____. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, vol. --, nº 25, p.5-17, 2004.

_____. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Educação. Referencial Curricular para as Escolas Públicas. Lições do Rio Grande. vol. 2, 2009. Disponível on-line em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000011650.pdf> Acesso em 11 jun. 2012.

RODRIGUES, R. H. Os Gêneros do Discurso na Perspectiva Dialógica da Linguagem: A abordagem de Bakhtin. In: MEURER, J. L; BONINI, A; MOTTA-ROTH, D. (orgs). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005.

ROJO, R. Letramentos Múltiplos: escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.

SOUZA, I. R. Conceitos Bakhtinianos no Contexto da Reformulação Curricular da Educação Básica do Paraná. 103 f. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2010.

STREET, B. Abordagens Alternativas o Letramento e Desenvolvimento. In: TELECONFERÊNCIA UNESCO BRASIL SOBRE LETRAMENTO E DIVERSIDADE. Londres: King’s College, 2003a.

_____. Autonomous and Ideological models of literacy: Approaches from literacy studies. Londres: King’s College, 2003b.

_____. Literacy in Theory and Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

SIGNORINI, I. In:_____. (org.). Investigando a Relação Oral/Escrito e as Teorias do Letramento. Campinas: Mercado de letras, 2001, p. 97-134.

SILVEIRA, A. P. K; ROHLING, N; RODRIGUES, R. H. A Análise Dialógica do Discurso e os Estudos do Letramento: glossário para leitores iniciantes. Florianópolis: DIOESC, 2012.

TFOUNI, L. V. Letramento e Atividade Discursiva. In:_____. (org.). Letramento e Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2000. p.64-85.

_____. Perspectivas Históricas e A-históricas do Letramento. Caderno de Estudos linguísticos. Campinas, vol. 26, n.--, 1994, p.49-62.

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

Beltramini Berto, J. C., & Chaguri, J. de P. (2018). THE CONCEPT OF NEW LITERACY IN OFFICIAL CURRICULAR DOCUMENTS IN THE STATE OF PARANÁ, BRAZIL. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(27), 201–216. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.8866

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua