O PAPEL DO PROFESSOR NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE PESTALOZZI E HERBART: ALGUMAS PERCEPÇÕES

Autores

  • Maria Edna Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Eva Maria Siqueira Alves Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9668

Resumo

A presente investigação tem como objeto de estudo o papel do professor nas teorias educacionais produzidas e difundidas por Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827) e Johann Friedrich Herbart (1776-1841) durante o século XIX, período marcado por mudanças incisivas na pedagogia e nos processos educativos. Objetivando, por meio das teorias educacionais destes dois teóricos, apresentar suas aproximações e distanciamentos no que se refere ao papel do professor nesta “educação integral e moral do homem” que ambos defendiam. Para tanto, foi adotado como metodologia o entrecruzamento das fontes bibliográficas escritas por Pestalozzi e Herbart, sendo: “Cartas sobre educación infantil” (PESTALOZZI, 2006) e “Pedagogia Geral” (HERBART, 2003), recorrendo, também, a outros autores e comentadores dos referidos clássicos. O estudo permitiu compreender qual o papel e lugar que a figura do professor ocupou durante o século XIX sob a influência da pedagogia pestalozziana e herbartiana.

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Biografia do Autor

Maria Edna Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Educação (2016) e graduada em Pedagogia-Licenciatura também pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Membro do Grupo de Pesquisa "Disciplinas Escolares: História, Ensino, Aprendizagem (DEHEA). Atuou em sala de aula no Ensino Superior através do tirocínio/estágio docente desenvolvido no Mestrado; e ministrou aulas e orientações de TCCs no Curso de Pós-Graduação em Metodologia do Ensino da Matemática na Faculdade São Luís de França. Tem experiência na área de organização de arquivos documentais escolares e pesquisa em História da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação; Educação Brasileira e Sergipana; Ensino Secundário; Escola Normal.

Eva Maria Siqueira Alves, Universidade Federal de Sergipe

 Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1996) e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (1984). Professora Titular (Portaria N. 0782) da UFS, aposentada, e voluntária do Programa de Pós Graduação em Educação da UFS.

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Publicado

2019-06-13

Como Citar

Santos, M. E., & Alves, E. M. S. (2019). O PAPEL DO PROFESSOR NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE PESTALOZZI E HERBART: ALGUMAS PERCEPÇÕES. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(01), 269–284. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9668

Edição

Seção

Seção Temática: Teorias Educacionais e Pesquisa em Educação