As concepções de liderança do gestor escolar das escolas públicas da rede estadual em Pernambuco

Autores

  • Valter Ramos da Silva
  • Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.33662/ctp.v9i1.10463

Resumo

Recebido:  24/04/2018

Aprovado:  02/06/2018

Publicado: 10/06/2018


O presente artigo exibe o resultado de uma pesquisa realizada em escolas públicas da rede estadual de Pernambuco, aplicando o princípio da pesquisa participante utilizando os processos de questionário para entrevista semiestruturada, com o objetivo de caracterizar a concepção de liderança empregada pelo gestor escolar na escola pública. Buscou-se analisar a relação existente entre as concepções de gerenciamento e os estilos de liderança adotados pela gestão escolar e problematizar as práticas existentes, frente aos referenciais da ciência da educação. Também foram analisadas distintas perspectivas vinculadas ao gestor escolar, são elas: as características de uma gestão escolar; as concepções de liderança; os estilos de liderança; e as qualidades impetradas a função de dirigente escolar.

 

Palavras chave: Concepções de Gerenciamento, estilo de liderança, gestão escolar.  



Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-28

Como Citar

da Silva, V. R., & Ribeiro Rodrigues, L. A. (2018). As concepções de liderança do gestor escolar das escolas públicas da rede estadual em Pernambuco. Cadernos Do Tempo Presente, 9(1), 03–14. https://doi.org/10.33662/ctp.v9i1.10463