As concepções de liderança do gestor escolar das escolas públicas da rede estadual em Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.33662/ctp.v9i1.10463Resumo
Recebido: 24/04/2018
Aprovado: 02/06/2018
Publicado: 10/06/2018
O presente artigo exibe o resultado de uma pesquisa realizada em escolas públicas da rede estadual de Pernambuco, aplicando o princípio da pesquisa participante utilizando os processos de questionário para entrevista semiestruturada, com o objetivo de caracterizar a concepção de liderança empregada pelo gestor escolar na escola pública. Buscou-se analisar a relação existente entre as concepções de gerenciamento e os estilos de liderança adotados pela gestão escolar e problematizar as práticas existentes, frente aos referenciais da ciência da educação. Também foram analisadas distintas perspectivas vinculadas ao gestor escolar, são elas: as características de uma gestão escolar; as concepções de liderança; os estilos de liderança; e as qualidades impetradas a função de dirigente escolar.
Palavras chave: Concepções de Gerenciamento, estilo de liderança, gestão escolar.