Políticas de formação de professores no Brasil de 1964 a 1972: aspectos históricos e teóricos
DOI:
https://doi.org/10.33662/ctp.v0i28.9445Resumo
Recebido: 07/05/2017
Aprovado: 27/05/2017
Publicado: 10/06/2017
Resumo: O tempo presente resulta das elaborações e construções do passado, que vai desenhando os limites e possibilidades para o surgimento de novas circunstâncias. No campo das políticas educacionais de formação docente esta ideia se aplica no sentido de que, os pequenos avanços e os numerosos dilemas atuais tiveram origem nas discussões e iniciativas de períodos anteriores. Nesta perspectiva, este artigo apresenta parte do resultado final da dissertação de mestrado defendida em maio de 2017 no PPGEduc/UFRRJ. Consiste em uma retomada histórica das políticas de formação docente no período de 1964 a 1972, através de revisão bibliográfica e análise documental. O golpe militar de 1964 impactou diretamente o cenário educacional do país, de modo que a formação dos professores foi direcionada para atender as demandas da política econômica desenvolvimentista dependente e a educação passou a ser subordinada cada vez mais à perspectiva tecnicista.
Palavras-chave: Formação Docente, Políticas, Qualificação, Valorização.