Material de ensino e traumas coletivos: uma análise sobre o holocausto

Autores/as

  • Karl Schurster
  • Alana de Moraes Leite

DOI:

https://doi.org/10.33662/ctp.v9i2.11166

Resumen

Recebido:  11/09/2018

Aprovado:  15/12/2018

Publicado: 10/12/2018


O texto tem como objetivo central construir uma análise acerca do ensino do holocausto por meio dos materiais didáticos do Yad Vashem – museu israelense responsável pela “memória oficial” do holocausto. A partir de um estudo dos atos de violência e manifestação do ódio, de natureza variada, no cenário nacional e internacional, buscaremos abordar a crescente temática do ensino de história e da própria historiografia acerca dos traumas coletivos, em seguida, contextualizaremos o nosso objeto no Brasil, apresentando para isto os museus, as organizações educacionais e as leis que versam sobre a temática do ensino de história do holocausto e vêm sendo propostas em âmbitos municipais. Por fim, discutiremos a filosofia educativa do Yad Vashem por meio do material de ensino En El Escondite: Niños en Francia durante el Holocausto, do caderno docente e propostas de atividades.

Palavras-chave: Ensino de história, materiais didáticos, traumas coletivos, holocausto.


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Publicado

2019-05-16

Cómo citar

Schurster, K., & Leite, A. de M. (2019). Material de ensino e traumas coletivos: uma análise sobre o holocausto. Cadernos Do Tempo Presente, 9(2), 03–16. https://doi.org/10.33662/ctp.v9i2.11166