Material de ensino e traumas coletivos: uma análise sobre o holocausto
DOI:
https://doi.org/10.33662/ctp.v9i2.11166Resumen
Recebido: 11/09/2018
Aprovado: 15/12/2018
Publicado: 10/12/2018
O texto tem como objetivo central construir uma análise acerca do ensino do holocausto por meio dos materiais didáticos do Yad Vashem – museu israelense responsável pela “memória oficial” do holocausto. A partir de um estudo dos atos de violência e manifestação do ódio, de natureza variada, no cenário nacional e internacional, buscaremos abordar a crescente temática do ensino de história e da própria historiografia acerca dos traumas coletivos, em seguida, contextualizaremos o nosso objeto no Brasil, apresentando para isto os museus, as organizações educacionais e as leis que versam sobre a temática do ensino de história do holocausto e vêm sendo propostas em âmbitos municipais. Por fim, discutiremos a filosofia educativa do Yad Vashem por meio do material de ensino En El Escondite: Niños en Francia durante el Holocausto, do caderno docente e propostas de atividades.
Palavras-chave: Ensino de história, materiais didáticos, traumas coletivos, holocausto.