v. 9 n. 2 (2018): Jul- Dez 2018: Revista Cadernos do Tempo Presente
Eis a segunda edição do ano e com ela temos inicialmente o texto de Karl Schurster e Alana de Moraes Leite, em uma abordagem sobre o ensino de história e a memória do Holocausto. Os autores analisam materiais didáticos do Yad Vashem, museu israelense responsável pela “memória oficial” do Holocausto, para entender como a historiografia trabalha os traumas coletivos.
Ainda no campo da História do Tempo Presente, memória e trauma, Wagner Augusto Hundertmarck Pompéo realiza um estudo sobre a ditadura do Estado Novo. O autor procura apresentar como se dá a produção da memória coletiva sobre o tema e os motivos para seus silêncios e esquecimentos. Mantendo-se no recorte temporal da década de 1940, Júlia Scherer enfoca a História Política ao analisar o American way of life na revista Seleções, edição brasileira da revista estadunidense Reader’s Digest. O objetivo é apresentar como a Política da Boa Vizinhança entre Brasil e EUA pode ser percebida através da publicidade deste periódico.
Também sobre as relações Brasil-EUA no campo da História Política e das Relações Internacionais, Charles Sidarta Machado Domingos apresenta como ocorreram as negociações entre os presidentes John Fitzgerald Kennedy e João Goulart no contexto da crise dos misseis em Cuba (1962). Domingos analisa o posicionamento de Goulart frente ao pedido de apoio de Kennedy no momento de maior tensão da Guerra Fria. Em seguida, em um trabalho de História Oral, Marcelo de Sousa Neto e Karina Viana da Silva tem como objetivo analisar a expansão e ocupação dos espaços da cidade de Teresina, no contexto de redemocratização do país. Os autores analisam quais os mecanismos utilizados e os desafios enfrentados pela população local no acesso à moradia. Para isto, são observadas as memórias e histórias da comunidade do bairro Vila da Paz no seu processo de urbanização.
Antônio Moreira da Silva Junior e Wellington Amâncio da Silva fazem uma análise social e cultural da relação entre racismo e a sociedade de classes. Já na área de Educação, Valter Ramos da Silva e Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues fazem um estudo sobre políticas públicas realizadas pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. São observadas quais ações utilizadas pelo órgão para lidar com os baixos resultados atingidos pelo ensino médio das escolas públicas do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação. O objetivo é apresentar os impactos causados pela educação integral nesse processo.
Por fim, temos a resenha de Felipe Alexandre Silva de Souza da obra An international civil war: Greece, 1943-1949 (2016) de autoria de André Gerolymatos.
Desejamos boa leitura a todos.
Os Editores.