Vol. 9 Núm. 2 (2018): Jul- Dez 2018: Revista Cadernos do Tempo Presente

					Ver Vol. 9 Núm. 2 (2018): Jul- Dez 2018: Revista Cadernos do Tempo Presente

Eis a segunda edição do ano e com ela temos inicialmente o texto de Karl Schurster e Alana de Moraes Leite, em uma abordagem sobre o ensino de história e a memória do Holocausto. Os autores analisam materiais didáticos do Yad Vashem, museu israelense responsável pela “memória oficial” do Holocausto, para entender como a historiografia trabalha os traumas coletivos.

 

Ainda no campo da História do Tempo Presente, memória e trauma, Wagner Augusto Hundertmarck Pompéo realiza um estudo sobre a ditadura do Estado Novo. O autor procura apresentar como se dá a produção da memória coletiva sobre o tema e os motivos para seus silêncios e esquecimentos.  Mantendo-se no recorte temporal da década de 1940, Júlia Scherer enfoca a História Política ao analisar o American way of life na revista Seleções, edição brasileira da revista estadunidense Reader’s Digest. O objetivo é apresentar como a Política da Boa Vizinhança entre Brasil e EUA pode ser percebida através da publicidade deste periódico.

 

Também sobre as relações Brasil-EUA no campo da História Política e das Relações Internacionais, Charles Sidarta Machado Domingos apresenta como ocorreram as negociações entre os presidentes John Fitzgerald Kennedy e João Goulart no contexto da crise dos misseis em Cuba (1962). Domingos analisa o posicionamento de Goulart frente ao pedido de apoio de Kennedy no momento de maior tensão da Guerra Fria. Em seguida, em um trabalho de História Oral, Marcelo de Sousa Neto e Karina Viana da Silva tem como objetivo analisar a expansão e ocupação dos espaços da cidade de Teresina, no contexto de redemocratização do país. Os autores analisam quais os mecanismos utilizados e os desafios enfrentados pela população local no acesso à moradia. Para isto, são observadas as memórias e histórias da comunidade do bairro Vila da Paz no seu processo de urbanização.

 

Antônio Moreira da Silva Junior e Wellington Amâncio da Silva fazem uma análise social e cultural da relação entre racismo e a sociedade de classes. Já na área de Educação, Valter Ramos da Silva e Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues fazem um estudo sobre políticas públicas realizadas pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. São observadas quais ações utilizadas pelo órgão para lidar com os baixos resultados atingidos pelo ensino médio das escolas públicas do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação. O objetivo é apresentar os impactos causados pela educação integral nesse processo.

 

Por fim, temos a resenha de Felipe Alexandre Silva de Souza da obra An international civil war: Greece, 1943-1949 (2016) de autoria de André Gerolymatos.

 

Desejamos boa leitura a todos.

Os Editores.

 

Publicado: 2019-05-16

Artigos

  • Material de ensino e traumas coletivos: uma análise sobre o holocausto

    Karl Schurster, Alana de Moraes Leite
    03-16
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v9i2.11166
  • História (do Tempo Presente), memória e trauma na Ditadura do Estado Novo no Brasil (1937-1945)

    Wagner Augusto Hundertmarck Pompéo
    17-27
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v9i2.11167
  • Seleções para um estilo de vida: a revista Seleções e o American way of life

    Júlia Scherer
    28-43
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v9i2.11168
  • O Presidente e o Professor: a defesa da paz, da não-intervenção e da autodeterminação dos povos em meio ao momento mais quente da Guerra Fria

    Charles Sidarta Machado Domingos
    44-62
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v9i2.11169
  • A Cidade em “Guerra”: a Vila da Paz e sua história (Teresina, 1986-1990)

    Marcelo de Sousa Neto, Karina Viana da Silva
    63-80
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v9i2.11170
  • Alguns Apontamentos Sobre Racismo e Luta de Classes

    Antônio Moreira da Silva Junior, Wellington Amâncio da Silva
    81-90
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v9i2.11171
  • A Política Pública de Educação Integral no Estado de Pernambuco

    Valter Ramos da Silva, Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues
    91-104
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v9i2.11172

Resenhas

  • A Grécia na encruzilhada do século XX

    Felipe Alexandre Silva de Souza
    105-109
    DOI: https://doi.org/10.33662/ctp.v9i2.11173