As solicitações de Professores públicos primários em Sergipe (1849-1854)
DOI:
https://doi.org/10.33662/ctp.v0i17.2980Resumen
Recebido: 28/08/2014
Aprovado: 30/09/2014
Publicado 10/10/2014
Este artigo tem como objetivo demostrar o papel do estado como fiscalizador, regulador e gerenciador da instrução pública no que diz respeito ao trabalho do professor primário na província sergipana, entre 1849 e 1854, através das solicitações de mobílias, utensílios para uso nas aulas, transferências, licença para cuidar da saúde, viagens e exonerações. Tendo como referencial teórico Elias (1994) e Chartier (2002) e através dos pressupostos teórico- metodológicos da História Cultural, demostrar-se-á a formação de uma rede de interdependência e da representação do trabalho docente com base nas solicitações registradas nos livros de registro de ofícios, bem como nos ofícios e correspondências e nos relatórios de presidentes de província, pois funcionavam como ferramenta de controle do estado sobre o trabalho do professor e evidenciam a maneira como este se adaptava a essa ação sobre o trabalho docente.
Palavras-chave: Professor público primário, Sergipe, Solicitações, Trabalho docente, Século XIX.