As solicitações de Professores públicos primários em Sergipe (1849-1854)

Autores/as

  • Simone Silveira Amorim
  • Hugo de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.33662/ctp.v0i17.2980

Resumen

Recebido: 28/08/2014

Aprovado: 30/09/2014

Publicado 10/10/2014

 

Este artigo tem como objetivo demostrar o papel do estado como fiscalizador, regulador e gerenciador da instrução pública no que diz respeito ao trabalho do professor primário na província sergipana, entre 1849 e 1854, através das solicitações de mobílias, utensílios para uso nas aulas, transferências, licença para cuidar da saúde, viagens e exonerações.  Tendo como referencial teórico Elias (1994) e Chartier (2002) e através dos pressupostos teórico- metodológicos da História Cultural, demostrar-se-á a formação de uma rede de interdependência e da representação do trabalho docente com base nas solicitações registradas nos livros de registro de ofícios, bem como nos ofícios e correspondências e nos relatórios de presidentes de província, pois funcionavam como ferramenta de controle do estado sobre o trabalho do professor e evidenciam a maneira como este se adaptava a essa ação sobre o trabalho docente.

Palavras-chave: Professor público primário, Sergipe, Solicitações, Trabalho docente, Século XIX.

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Publicado

2014-10-11

Cómo citar

Amorim, S. S., & Almeida, H. de. (2014). As solicitações de Professores públicos primários em Sergipe (1849-1854). Cadernos Do Tempo Presente, (17). https://doi.org/10.33662/ctp.v0i17.2980