Ensino de história e cultura digital:

possibilidades da formação docente

Autores/as

  • George Leonardo Seabra Coelho Universidade Federal de Tocantins
  • Luiz Gustavo Martins da Silva Secretaria de Educação de Goiás
  • Rodrigo Gouvêa Rodrigues Universidade Federal de Goiás
  • Arthur Ferreira Reis Universidade Federal do Espírito Santo
  • Christiano Britto Monteiro dos Santos Universidade Federal Fluminense

Resumen

Este artigo tem como objetivo estimular o debate entre a formação de historiadores/professores, a pesquisa histórica, o Ensino de História e os usos/apropriações das TDIC. Temos como pressuposto que é necessário e primordial debater sobre os usos das tecnologias digitais no ofício do historiador quanto na prática docente. Para conduzir e fomentar esse debate, analisamos a formação de pesquisadores/professores de História, a qual se deu por meio da leitura dos PPCs de dois Cursos de Licenciatura em História oferecidos por Universidades Federais localizadas no estado de Minas Gerais. Em seguida, examinamos como quatro manuais didáticos aprovados pelo PNLD/2022 orientam o professor nos usos das TDIC na prática docente. Por fim, estudamos o caso dos games como uma possibilidade de utilização e problematização histórica. Ancorados nesses três momentos, problematizamos alguns aspectos referentes a necessidade do Ensino de História incorporar elementos da Cultura Digital como caminho para a compreensão histórica. 

Biografía del autor/a

George Leonardo Seabra Coelho, Universidade Federal de Tocantins

Doutor em História. Coordenador do programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas (PPGHispam-UFT), e-mail: george.coelho@hotmail.com,  Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-3166-4008

Luiz Gustavo Martins da Silva, Secretaria de Educação de Goiás

Mestre em História, Secretaria de Educação de Goiás, e-mail: luiz.martins@aluno.ufop.ed, Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-7451-2445.

Rodrigo Gouvêa Rodrigues, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Letras. Universidade Federal de Goiás, e-mail: rodrigogouvearodrigues@gmail.com, Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-9133-1603.

Arthur Ferreira Reis, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em História.  Bolsista do Programa de Fixação e Aperfeiçoamento de Doutores no Espírito Santo da FAPES na UFES, e-mail: arthurfr23@gmail.com; Orcid iD:  https://orcid.org/0000-0003-3531-3747.

Christiano Britto Monteiro dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Doutor em História. Universidade Federal Fluminense (UFF-Campos), e-mail: christianomonteiro@id.uff.br, Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-1181-3392.

Publicado

2024-09-17

Cómo citar

Leonardo Seabra Coelho, G., Gustavo Martins da Silva, L., Gouvêa Rodrigues, R., Ferreira Reis, A., & Britto Monteiro dos Santos, C. (2024). Ensino de história e cultura digital:: possibilidades da formação docente. Boletim Do Tempo Presente, 13(2), 56–85. Recuperado a partir de https://periodicos.ufs.br/tempopresente/article/view/21821