Ensino de história e cultura digital:
possibilidades da formação docente
Résumé
Este artigo tem como objetivo estimular o debate entre a formação de historiadores/professores, a pesquisa histórica, o Ensino de História e os usos/apropriações das TDIC. Temos como pressuposto que é necessário e primordial debater sobre os usos das tecnologias digitais no ofício do historiador quanto na prática docente. Para conduzir e fomentar esse debate, analisamos a formação de pesquisadores/professores de História, a qual se deu por meio da leitura dos PPCs de dois Cursos de Licenciatura em História oferecidos por Universidades Federais localizadas no estado de Minas Gerais. Em seguida, examinamos como quatro manuais didáticos aprovados pelo PNLD/2022 orientam o professor nos usos das TDIC na prática docente. Por fim, estudamos o caso dos games como uma possibilidade de utilização e problematização histórica. Ancorados nesses três momentos, problematizamos alguns aspectos referentes a necessidade do Ensino de História incorporar elementos da Cultura Digital como caminho para a compreensão histórica.