A “Constituição” da Nação Brasileira em Disputa: o Debate em Torno da (in) Constitucionalidade das Ações Afirmativas
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v0i0.3186Resumo
No presente artigo, procuramos situar os leitores no controverso campo de debates em torno das políticas de cotas e de Ações Afirmativas no que se estabeleceu no Brasil nas últimas décadas. Para tanto, utilizaremos alguns dos posicionamentos teóricos epolíticos de atores participantes da Audiência Pública sobre PolíticasdeAçãoAfirmativadeReservadeVagasnoEnsinoSuperior,convocada pelo STF como meio de subsidiar sua decisão arespeito da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental(ADPF), impetrada pelo Partido Democratas (DEM), contra a política de cotas raciais adotada na Universidade de Brasília(UnB). Os trechos dos discursos apresentados a seguir, ao mesmo tempo em que podem nos ajudar a compreender a decisão final proferida pelos ministros do STF, podem nos ajudar a compreender as divergentes representações sociais em torno de conceitoscentrais no debate, como: raça e racismo, igualdade e desigualdade, justiça e injustiça, papel da educação formal, identidadenacional e, sobretudo, o espírito da Constituição Brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista TOMO adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite:
-
Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
-
Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).