Mahragan: Classe, Lazer e Política no Cairo

Autores

  • José Sánchez García

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v0i0.7651

Resumo

Para os jovens homens dos bairros populares do Cairo, a música mahragan tornou-se, desde meados dos anos 2000, uma forma de mídia importante para criticar sua condição de marginaliza- ção. A música mahragan já era popular entre todos os grupos sociais quando ocorreram os eventos políticos de 2011 no Egito, tendo se espalhado por toda cidade do Cairo, se tornando uma expressão cultural associada aos discursos de contracultura. Mahragan desafia a marginalização dos jovens Cairenes de clas- se baixa. Este artigo examina como os produtores e consumido- res de mahragan (re)produzem espaços sociais informais para organizar suas próprias “festas” noturnas - tradução literal do termo mahragan - no Cairo. O argumento é que essas raves po- pulares representam uma alternativa à marginalização cultural de jovens Cairenes das classes baixas. O artigo fornece uma visão de como o mahragan representa independência e de como esses jovens encarnam um desafio direto por mudanças nas formas de soberania do Estado e no campo da governança neoliberal da cultura no Egito contemporâneo.

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Publicado

2017-10-31

Como Citar

García, J. S. (2017). Mahragan: Classe, Lazer e Política no Cairo. Revista TOMO. https://doi.org/10.21669/tomo.v0i0.7651

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