O Ensino de Sociologia em Santa Fé (Argentina): algumas pistas comparativas com o caso brasileiro

Autores

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v0i34.9717

Resumo

O ensino de sociologia tem sido um tema cada vez mais pesquisado nas ciências sociais brasileiras, porém, ainda são raros os estudos que trazem elementos comparativos com outras realidades nacionais. Visando contribuir para esse debate, este artigo traz alguns dados acerca do ensino de sociologia na província de Santa Fé (Argentina), situando como que o ensino de sociologia ocorre nesse contexto a partir de fontes documentais e trabalho de campo. A pesquisa foi realizada em escolas que possuíam a orientação “ciências sociais e humanidades” no ensino médio, apontando para o predomínio de professores com formação em áreas correlatas da sociologia, e o reconhecimento destes profissionais na relevância da sociologia no ensino médio. Palavras-chave: Ensino de sociologia. Ensino médio. Sociologia argentina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor de Sociologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do CNPq.

Referências

BLOIS, Juan Pedro. La institucionalización y profesionalización de la sociología en Brasil y Argentina. Formación, organización e intervención de los sociólogos. Estudios Sociológicos. v 32, nº 99, p. 633-658, 2015.

BODART, Cristiano; CIGALES, Marcelo. Ensino de sociologia no Brasil (1993-2015): um estado da arte na pós-graduação. Revista de Ciências Sociais, v.48, n. 2, p.256-281, 2017.

CAREGNATO, Célia E.; CORDEIRO, Victoria C. Campo científico acadêmico e a disciplina de sociologia na escola. Educação & Realidade, v. 39, n. 1, p. 39-57, 2014.

CHICONI, Antonela; EGGEL, Analí; MIGUEZ, Andrés; AMSLER, Pablo. La sociología como profisíon. Un análisis de las trayectorias laborales de los primeros graduados de sociología de la UNL. In: XXXI Congresso da Associacíon Latino Americana de Sociología- ALAS, 2017, Montevidéu, Uruguay. Anais (on-line). Montevidéu: ALAS, 2017. Disponível: http://alas2017.easyplanners.info/opc/tl/3649_antonela_chiconi.pdf Acesso em 20 agos. 2018.

HANDFAS, Anita. As pesquisas sobre o ensino de sociologia na educação básica. In: SILVA, Ileizi; GONÇALVES, Danyelle Nilin. Sociologia na educação básica. São Paulo: Annablume, 2017, p. 367-385.

LEITHAUSER, Thomas; WEBER, Silke. Ética, Moral e Política na Visão de Professores Brasileiros e Alemães. Estudos de Sociologia, v. 16, n. 1, p. 87-108, 2010.

LIEDKE FILHO, Enno. A Sociologia no Brasil: história, teorias e desafios. Sociologias, v. 7, n.14, p. 376-436, 2005.

MAÇAIRA, Júlia Polessa. O ensino de sociologia e ciências sociais no Brasil e na França: recontextualização pedagógica nos livros didáticos. Tese de Doutorado em Sociologia & Antropologia. Rio de Janeiro. UFRJ: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – Rio de Janeiro – RJ. 2017.

NEVES, Clarissa E. Baeta; CAVALCANTI, Josefa Salete B. A pós-graduação em Sociologia Brasil: conquistas e desafios em tempos de globalização. Revista Brasileira de Sociologia, v. 6, nº 13, p. 104-121, 2018.

OLIVEIRA, Amurabi. Cenários, Tendências e Desafios na Formação de Professores de Ciências Sociais no Brasil. Política & Sociedade, v. 14, nº 31, p. 38-61, 2015a.

______. Ensino de Sociologia: novas temáticas e experiências internacionais. Educação & Realidade, v. 39, p. 11-16, 2014.

______. Um Balanço Sobre o Campo do Ensino de Sociologia no Brasil. Em Tese, v. 12, nº 2, p. 6-16, 2015b.

OLIVOS, Tiburcio Moreno. El curriculum de la educación secundária argentina. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 22, nº 73, p. 613-636, 2017.

PEREIRA, Alexandre Barbosa. A Juventude como questão: alteridades e autoridades em escolas da periferia de São Paulo. Revista Anthropológicas, v. 27, nº 1, p. 102-131, 2016

PEREYRA, Diego; PONTREMOLI, Claudia. ¿La Sociología está Pasada de Moda? Una discusión sobre la enseñanza de sociología en la escuela media en Argentina: docentes, estudiantes y propuesta curricular. Educação & Realidade, v. 39, n. 1, p. 139-159, 2014.

SANTA FÉ. Diseño Curricular de Educación Secundaria Orientada. Santa Fé: Ministerio de Educación de la Provincia de Santa Fé, 2014.

Downloads

Publicado

2019-01-03

Como Citar

Oliveira, A. (2019). O Ensino de Sociologia em Santa Fé (Argentina): algumas pistas comparativas com o caso brasileiro. Revista TOMO, (34), 393–418. https://doi.org/10.21669/tomo.v0i34.9717

Edição

Seção

Artigos Livres