À Flor da Pele: Uma cartografia da subjetividade docente em Ciências

Authors

  • Thiago Ranniery Moreira de Oliveira
  • Lívia de Rezende Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v0i22.1594

Abstract

Em uma inusitada viagem ao mundo da subjetividade docente em Ciências, este artigo empreende uma cartografia de processos de subjetivação docente em Ciências nas disciplinas da área de Ensino de Ciências ofertadas no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Sergipe para investigar como se faz viver a docência em Ciências, os critérios com os quais ela se inventa como aquilo que ela é. Desenvolve, assim, o argumento de que o estatuto de verdade da Ciência e do discurso pedagógico do Ensino de Ciências situam o professor de Ciências como uma figura de ficção messiânica, uma figura mirante, que entra em colapso no contato com a potência criativa do Outro Aluno. Explorar, deste modo, a potencialidade da composição transmigração da docência em Ciências, visto que jamais compreenderemos porque devemos passar a vida inteira usando a mesma pele.

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Published

2013-06-01

How to Cite

de Oliveira, T. R. M., & Cardoso, L. de R. (2013). À Flor da Pele: Uma cartografia da subjetividade docente em Ciências. TOMO Review, (22), 53–80. https://doi.org/10.21669/tomo.v0i22.1594

Issue

Section

Article