O AMOR E A AFETIVIDADE SOB A PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v0i10.433Resumo
Afetividade é a expressão de sentimento mais adequada ao modelo de sociedade que não integra a ordem ocidental e embora não tenha sido objeto de uma investigação mais apurada por parte da antropologia, recebeu de Lévi-Bruhl a atenção merecida, o qual atribui às emoções uma dimensãoessencial no processo de conhecimento. Segundo esse autor,
elementos como intuição, sensibilidade e afetividade são pressupostos fundamentais para que se possa alcançar um tipo de conhecimento antecipado que, embora contraposto à razão, nada deixa a desejar em termos de coerência. O privilégio atribuído por Lévi-Bruhl, no manejo do material etnográfico, às “entidades primitivas”, possibilita o desenvolvimento de um argumento favorável à afetividade, que é o objetivo desse artigo, cuja finalidade é percorrer o caminho etnográfico realizado pela antropologia, vendo a relação estabelecida em seu interior,entre investigação e afetividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista TOMO adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite:
-
Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
-
Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).