JOGOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA:

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DO LÚDICO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • José Victor Ferreira Rocha dos Santos Universidade de Pernambuco

Palavras-chave:

Ensino de História;, Ensino na Pandemia;, Jogos.

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar dinâmicas que envolveram a aplicação de jogos como ferramenta pedagógica para a explicação de conteúdos de História no ensino fundamental, em meio ao caos desencadeado pela pandemia da COVID-19. A metodologia foi desenvolvida na Escola Municipal Pio X, onde, após a identificação de uma forte relação dos alunos com os games, foram criados materiais lúdicos sobre o Iluminismo, a Revolução Russa e a ascensão dos Regimes Totalitários. As atividades propostas visaram engajar os estudantes de forma criativa e interativa, utilizando elementos dos jogos para facilitar a compreensão dos conteúdos históricos e promover um aprendizado mais dinâmico e significativo, tornando o processo de ensino mais atrativo e relevante para os estudantes.

Downloads

Publicado

2025-01-07

Como Citar

Ferreira Rocha dos Santos, J. V. (2025). JOGOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: : RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DO LÚDICO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. Horizontes Históricos, 9(2), 60–73. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/HORIZONTES/article/view/21987

Edição

Seção

Artigos Dossiê