O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL

Autores

  • Clarice Cristina CORBARI Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNOPAR
  • Liliane Ieda Dresch TOMASI Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v9i17

Resumo

RESUMO: Este artigo constitui um recorte de investigação com o objetivo de verificar a forma como é abordada a ortografia em uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental. Com base em pressupostos teórico-metodológicos propostos por autores como Cagliari (1995; 2002), Morais (2003), Morais e Silva (2007) e Melo (2007), que defendem uma abordagem reflexiva do ensino-aprendizagem de ortografia, faz-se um levantamento de como a ortografia é abordada na coleção “Português: linguagens”, de Cereja e Magalhães (2015), amplamente utilizada em escolas públicas da região Oeste do Paraná, buscando verificar se o material propõe atividades baseadas em uma perspectiva de reflexão sobre as regularidades e irregularidades da norma ortográfica ou se ainda está vinculado a uma abordagem tradicional.

PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa. Livro didático. Ortografia.

 

ABSTRACT: This paper constitutes part of an investigation aiming at verifying the approach of spelling in a textbook collection for teaching Portuguese in the Elementary School. Based on theoretical-methodological principles proposed by authors such as Cagliari (1995; 2002), Morais (2003), Morais and Silva (2007) and Melo (2007), who advocate a reflexive approach of the teaching-learning of spelling, we investigate how spelling is addressed in the collection “Português: linguagens”, by Cereja and Magalhães (2015), which is widely used in state schools in the West of Paraná, in order to examine whether the material proposes activities based on a perspective of reflecting on the regularities and irregularities of spelling or it is still linked to a traditional approach.

KEYWORDS: Portuguese. Textbooks. Spelling.

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Biografia do Autor

Clarice Cristina CORBARI, Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNOPAR

Doutora em Letras. Docente do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná, Brasil. E-mail: ccorbari@yahoo.com.br.

Liliane Ieda Dresch TOMASI, Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNOPAR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. Docente da rede pública estadual de ensino em Santa Helena, Paraná, Brasil. E-mail: lilianetomasi75@gmail.com.

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Publicado

05-08-2019

Como Citar

CORBARI, Clarice Cristina; TOMASI, Liliane Ieda Dresch. O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 9, n. 17, p. pp. 177–192, 2019. DOI: 10.51951/ti.v9i17. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11763. Acesso em: 12 nov. 2024.