O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL

Auteurs

  • Clarice Cristina CORBARI Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNOPAR
  • Liliane Ieda Dresch TOMASI Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNOPAR

DOI :

https://doi.org/10.51951/ti.v9i17

Résumé

RESUMO: Este artigo constitui um recorte de investigação com o objetivo de verificar a forma como é abordada a ortografia em uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental. Com base em pressupostos teórico-metodológicos propostos por autores como Cagliari (1995; 2002), Morais (2003), Morais e Silva (2007) e Melo (2007), que defendem uma abordagem reflexiva do ensino-aprendizagem de ortografia, faz-se um levantamento de como a ortografia é abordada na coleção “Português: linguagens”, de Cereja e Magalhães (2015), amplamente utilizada em escolas públicas da região Oeste do Paraná, buscando verificar se o material propõe atividades baseadas em uma perspectiva de reflexão sobre as regularidades e irregularidades da norma ortográfica ou se ainda está vinculado a uma abordagem tradicional.

PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa. Livro didático. Ortografia.

 

ABSTRACT: This paper constitutes part of an investigation aiming at verifying the approach of spelling in a textbook collection for teaching Portuguese in the Elementary School. Based on theoretical-methodological principles proposed by authors such as Cagliari (1995; 2002), Morais (2003), Morais and Silva (2007) and Melo (2007), who advocate a reflexive approach of the teaching-learning of spelling, we investigate how spelling is addressed in the collection “Português: linguagens”, by Cereja and Magalhães (2015), which is widely used in state schools in the West of Paraná, in order to examine whether the material proposes activities based on a perspective of reflecting on the regularities and irregularities of spelling or it is still linked to a traditional approach.

KEYWORDS: Portuguese. Textbooks. Spelling.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Clarice Cristina CORBARI, Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNOPAR

Doutora em Letras. Docente do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná, Brasil. E-mail: ccorbari@yahoo.com.br.

Liliane Ieda Dresch TOMASI, Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNOPAR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. Docente da rede pública estadual de ensino em Santa Helena, Paraná, Brasil. E-mail: lilianetomasi75@gmail.com.

Références

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1995.

______. Alfabetização e ortografia. Educar, Curitiba, n. 20, p. 43 -58, 2002. Disponível em: <ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/view/2097>. Acesso em: 2 jun. 2018.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens. 9. ed. reform. São Paulo: Saraiva, 2015. 4 v.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MELO, Kátia Leal Reis de. Refletindo sobre a ortografia em sala de aula. In: MORAIS, Artur Gomes de; SILVA, Alexsandro da; MELO, Kátia Leal Reis de. (Org.). Ortografia na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 77-94. Disponível em: <https://bit.ly/30l4V1X>. Acesso em: 2 jun. 2018.

MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: o que temos descoberto sobre esse objeto de conhecimento? O que é preciso investigar? Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 31, p. 59-71, 2000.

______. Ortografia: ensinar e aprender. 4. ed. São Paulo: Ática, 2003.

______; SILVA, Alexsandro da. Ensinando ortografia na escola. In: ______; ______; MELO, Kátia Leal Reis de. (Org.). Ortografia na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 61-76. Disponível em: <https://bit.ly/30l4V1X>. Acesso em: 2 jun. 2018.

PARANÁ. Secretaria de Estado de Educação. Diretrizes Curriculares para a Educação Básica: Língua Portuguesa. Curitiba: SEED, 2008.

SILVA, Jorge Luís Lira da. O livro didático de Português pós-PNLD: como anda o ensino de ortografia? Cadernos de Educação, Pelotas, n. 35, p. 81-107, jan./abr. 2010.

VASCONCELOS, Silvia Inês Coneglian C. de. Pesquisas qualitativas e formação de professores de português. In: BASTOS, Neusa Barbosa (Org.). Língua Portuguesa: uma visão em mosaico. São Paulo: Cortez; PUC/SP/EDUC, 2002. p. 277-297.

Publiée

2019-08-05

Comment citer

CORBARI, Clarice Cristina; TOMASI, Liliane Ieda Dresch. O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 9, n. 17, p. pp. 177–192, 2019. DOI: 10.51951/ti.v9i17. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11763. Acesso em: 13 nov. 2024.