O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL

Autores/as

  • Clarice Cristina CORBARI Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNOPAR
  • Liliane Ieda Dresch TOMASI Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v9i17

Resumen

RESUMO: Este artigo constitui um recorte de investigação com o objetivo de verificar a forma como é abordada a ortografia em uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental. Com base em pressupostos teórico-metodológicos propostos por autores como Cagliari (1995; 2002), Morais (2003), Morais e Silva (2007) e Melo (2007), que defendem uma abordagem reflexiva do ensino-aprendizagem de ortografia, faz-se um levantamento de como a ortografia é abordada na coleção “Português: linguagens”, de Cereja e Magalhães (2015), amplamente utilizada em escolas públicas da região Oeste do Paraná, buscando verificar se o material propõe atividades baseadas em uma perspectiva de reflexão sobre as regularidades e irregularidades da norma ortográfica ou se ainda está vinculado a uma abordagem tradicional.

PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa. Livro didático. Ortografia.

 

ABSTRACT: This paper constitutes part of an investigation aiming at verifying the approach of spelling in a textbook collection for teaching Portuguese in the Elementary School. Based on theoretical-methodological principles proposed by authors such as Cagliari (1995; 2002), Morais (2003), Morais and Silva (2007) and Melo (2007), who advocate a reflexive approach of the teaching-learning of spelling, we investigate how spelling is addressed in the collection “Português: linguagens”, by Cereja and Magalhães (2015), which is widely used in state schools in the West of Paraná, in order to examine whether the material proposes activities based on a perspective of reflecting on the regularities and irregularities of spelling or it is still linked to a traditional approach.

KEYWORDS: Portuguese. Textbooks. Spelling.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clarice Cristina CORBARI, Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNOPAR

Doutora em Letras. Docente do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná, Brasil. E-mail: ccorbari@yahoo.com.br.

Liliane Ieda Dresch TOMASI, Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNOPAR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. Docente da rede pública estadual de ensino em Santa Helena, Paraná, Brasil. E-mail: lilianetomasi75@gmail.com.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1995.

______. Alfabetização e ortografia. Educar, Curitiba, n. 20, p. 43 -58, 2002. Disponível em: <ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/view/2097>. Acesso em: 2 jun. 2018.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens. 9. ed. reform. São Paulo: Saraiva, 2015. 4 v.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MELO, Kátia Leal Reis de. Refletindo sobre a ortografia em sala de aula. In: MORAIS, Artur Gomes de; SILVA, Alexsandro da; MELO, Kátia Leal Reis de. (Org.). Ortografia na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 77-94. Disponível em: <https://bit.ly/30l4V1X>. Acesso em: 2 jun. 2018.

MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: o que temos descoberto sobre esse objeto de conhecimento? O que é preciso investigar? Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 31, p. 59-71, 2000.

______. Ortografia: ensinar e aprender. 4. ed. São Paulo: Ática, 2003.

______; SILVA, Alexsandro da. Ensinando ortografia na escola. In: ______; ______; MELO, Kátia Leal Reis de. (Org.). Ortografia na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 61-76. Disponível em: <https://bit.ly/30l4V1X>. Acesso em: 2 jun. 2018.

PARANÁ. Secretaria de Estado de Educação. Diretrizes Curriculares para a Educação Básica: Língua Portuguesa. Curitiba: SEED, 2008.

SILVA, Jorge Luís Lira da. O livro didático de Português pós-PNLD: como anda o ensino de ortografia? Cadernos de Educação, Pelotas, n. 35, p. 81-107, jan./abr. 2010.

VASCONCELOS, Silvia Inês Coneglian C. de. Pesquisas qualitativas e formação de professores de português. In: BASTOS, Neusa Barbosa (Org.). Língua Portuguesa: uma visão em mosaico. São Paulo: Cortez; PUC/SP/EDUC, 2002. p. 277-297.

Publicado

2019-08-05

Cómo citar

CORBARI, Clarice Cristina; TOMASI, Liliane Ieda Dresch. O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 9, n. 17, p. pp. 177–192, 2019. DOI: 10.51951/ti.v9i17. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11763. Acesso em: 19 dic. 2024.