LETRAMENTOS IDEOLÓGICOS E ACADÊMICOS JUSTAPOSTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v11i24

Palavras-chave:

Letramentos acadêmicos, Prática social, Gêneros acadêmicos, Diário de leitura

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar movimentos retóricos e vozes que forjam os letramentos acadêmicos em atividades de escrita e leitura de estudantes ingressantes de Letras-Inglês, da Universidade Estadual de Londrina e da Universidade Estadual do Paraná. Para tanto, ofertamos uma oficina de leitura de textos científicos na qual os/as participantes tinham de produzir fichamentos e diários de leitura. Além dessas produções escritas, aplicamos um questionário de perfil sociocultural e necessidades de aprendizagem, para o reconhecimento de suas características, e um inventário de situações-problema (ambos via google forms), para a identificação das percepções dos/as participantes sobre contextos de ensino. Para a análise das ações didáticas desenvolvidas, usamos a codificação provisória com base nos elementos constitutivos dos dois gêneros e vozes mobilizadas pelos/pelas estudantes nas produções escritas. Em relação aos questionários e inventários, realizamos a tabulação e interpretação dos dados à luz de teorias mobilizadas na fundamentação teórica, especialmente, letramentos ideológicos e letramentos acadêmicos. Como resultados, entendemos que os letramentos ideológicos têm muito mais espaço no meio acadêmico por meio dos diários de leitura do que nos fichamentos. Esses são mais parciais e seguem o pensamento do autor/da autora do texto, não importando a visão de mundo do leitor/da leitora, que, nos diários de leitura, tem mais espaço para tecer relações com vozes sociais diversas.

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Biografia do Autor

Ana Beatriz Ruiz de MELO, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduanda em Letras-Inglês pela Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil. Bolsista CNPq – PROIC.

Vera Lúcia Lopes CRISTOVÃO, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora Doutora associada da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil. Bolsista CNPq PQ2.

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Publicado

07-01-2022

Como Citar

MELO, Ana Beatriz Ruiz de; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. LETRAMENTOS IDEOLÓGICOS E ACADÊMICOS JUSTAPOSTOS. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 11, n. 24, p. 68–87, 2022. DOI: 10.51951/ti.v11i24. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17018. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Práticas de ensino da escrita acadêmica