LETRAMENTOS IDEOLÓGICOS E ACADÊMICOS JUSTAPOSTOS
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v11i24Palabras clave:
Letramentos acadêmicos, Prática social, Gêneros acadêmicos, Diário de leituraResumen
O objetivo deste trabalho é investigar movimentos retóricos e vozes que forjam os letramentos acadêmicos em atividades de escrita e leitura de estudantes ingressantes de Letras-Inglês, da Universidade Estadual de Londrina e da Universidade Estadual do Paraná. Para tanto, ofertamos uma oficina de leitura de textos científicos na qual os/as participantes tinham de produzir fichamentos e diários de leitura. Além dessas produções escritas, aplicamos um questionário de perfil sociocultural e necessidades de aprendizagem, para o reconhecimento de suas características, e um inventário de situações-problema (ambos via google forms), para a identificação das percepções dos/as participantes sobre contextos de ensino. Para a análise das ações didáticas desenvolvidas, usamos a codificação provisória com base nos elementos constitutivos dos dois gêneros e vozes mobilizadas pelos/pelas estudantes nas produções escritas. Em relação aos questionários e inventários, realizamos a tabulação e interpretação dos dados à luz de teorias mobilizadas na fundamentação teórica, especialmente, letramentos ideológicos e letramentos acadêmicos. Como resultados, entendemos que os letramentos ideológicos têm muito mais espaço no meio acadêmico por meio dos diários de leitura do que nos fichamentos. Esses são mais parciais e seguem o pensamento do autor/da autora do texto, não importando a visão de mundo do leitor/da leitora, que, nos diários de leitura, tem mais espaço para tecer relações com vozes sociais diversas.
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