LETRAMENTOS IDEOLÓGICOS E ACADÊMICOS JUSTAPOSTOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v11i24

Palabras clave:

Letramentos acadêmicos, Prática social, Gêneros acadêmicos, Diário de leitura

Resumen

O objetivo deste trabalho é investigar movimentos retóricos e vozes que forjam os letramentos acadêmicos em atividades de escrita e leitura de estudantes ingressantes de Letras-Inglês, da Universidade Estadual de Londrina e da Universidade Estadual do Paraná. Para tanto, ofertamos uma oficina de leitura de textos científicos na qual os/as participantes tinham de produzir fichamentos e diários de leitura. Além dessas produções escritas, aplicamos um questionário de perfil sociocultural e necessidades de aprendizagem, para o reconhecimento de suas características, e um inventário de situações-problema (ambos via google forms), para a identificação das percepções dos/as participantes sobre contextos de ensino. Para a análise das ações didáticas desenvolvidas, usamos a codificação provisória com base nos elementos constitutivos dos dois gêneros e vozes mobilizadas pelos/pelas estudantes nas produções escritas. Em relação aos questionários e inventários, realizamos a tabulação e interpretação dos dados à luz de teorias mobilizadas na fundamentação teórica, especialmente, letramentos ideológicos e letramentos acadêmicos. Como resultados, entendemos que os letramentos ideológicos têm muito mais espaço no meio acadêmico por meio dos diários de leitura do que nos fichamentos. Esses são mais parciais e seguem o pensamento do autor/da autora do texto, não importando a visão de mundo do leitor/da leitora, que, nos diários de leitura, tem mais espaço para tecer relações com vozes sociais diversas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Beatriz Ruiz de MELO, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduanda em Letras-Inglês pela Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil. Bolsista CNPq – PROIC.

Vera Lúcia Lopes CRISTOVÃO, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora Doutora associada da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil. Bolsista CNPq PQ2.

Citas

CAMPOS, Magna. Manual de gêneros acadêmicos: resenha, fichamento, memorial, resumo científico, relatório, projeto de pesquisa, normas da ABNT. Mariana: [s.n], 2011. Mimeo.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; VIEIRA, Isabela Rodrigues. Letramentos em língua portuguesa e inglesa na educação superior brasileira: marcos e perspectivas. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 69, n.3, p. 209-221, set/dez 2016.

FREIRE, Paulo. À Sombra desta Mangueira. 2a ed. São Paulo: Olho d’água, 1995.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 17a edição, Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra. 2019.

JUSTO, Márcia Adriana Pinto da Silva; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. Letramento: O uso da leitura e da escrita como prática social. Rev. Eletrônica Saberes da Educação, v. 4, n.1, p. 1-17, 2013.

LEA, Mary R.; STREET, Brian V. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Tradução Fabiana Komesu, Adriana Fischer. Filoll. Linguíst. Port., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul-dez 2014.

MACHADO, Anna Rachel. (2005). Diários de Leitura: a construção de diferentes diálogos na sala de aula. Linha D’Água, n. 18, p. 61-80, 2005.

OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes. Pensando a escrita como uma prática discursiva: implicações para a pesquisa em LA. Rev. Brasileira de Linguística Aplicada, v. 3, n. 1, p. 117-184, 2003.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Políticas públicas, línguas estrangeiras e globalização: A universidade brasileira em foco. In: ROCHA, C. H.; BRAGA, D. B; CALDAS, R. R. (Orgs.). Políticas linguísticas, ensino de línguas e formação docente: Desafios em tempos de globalização e internacionalização. Campinas: Pontes Editores, p. 15-27, 2015.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. 1a edição, 8a reimpressão, São Paulo, Parábola Editorial. 2009.

SALDAÑA, Johnny. The coding manual for qualitative researchers. London/Thousand Oaks, California: Sage Publications, Second edition, 2013.

STREET, Brian. (ed.). Cross-cultural approaches to literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. 1a edição, São Paulo, Parábola Editorial. 2014.

STREET, Brian. Políticas e práticas de letramento na Inglaterra: uma perspectiva de letramentos sociais como base para uma comparação com o Brasil. Tradução de Karin Quaster. Cad. Cedes, Campinas, v. 33, n. 89, p. 51-71, jan/abr 2013.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. 9 ed, São Paulo: Cortez,. 2010.

ZAVALA, Virginia. Quem está dizendo isso? Letramento Acadêmico, identidade e poder na educação. In: VÓVIO, C.; SITO, L.; DE GRANDE, P. (Orgs.). Letramentos: rupturas. Deslocamentos e repercussões de pesquisas em linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, p. 71-95, 2010.

Publicado

2022-01-07

Cómo citar

MELO, Ana Beatriz Ruiz de; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. LETRAMENTOS IDEOLÓGICOS E ACADÊMICOS JUSTAPOSTOS. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 11, n. 24, p. 68–87, 2022. DOI: 10.51951/ti.v11i24. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17018. Acesso em: 17 nov. 2024.

Número

Sección

Práticas de ensino da escrita acadêmica