LETRAMENTOS IDEOLÓGICOS E ACADÊMICOS JUSTAPOSTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v11i24

Palavras-chave:

Letramentos acadêmicos, Prática social, Gêneros acadêmicos, Diário de leitura

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar movimentos retóricos e vozes que forjam os letramentos acadêmicos em atividades de escrita e leitura de estudantes ingressantes de Letras-Inglês, da Universidade Estadual de Londrina e da Universidade Estadual do Paraná. Para tanto, ofertamos uma oficina de leitura de textos científicos na qual os/as participantes tinham de produzir fichamentos e diários de leitura. Além dessas produções escritas, aplicamos um questionário de perfil sociocultural e necessidades de aprendizagem, para o reconhecimento de suas características, e um inventário de situações-problema (ambos via google forms), para a identificação das percepções dos/as participantes sobre contextos de ensino. Para a análise das ações didáticas desenvolvidas, usamos a codificação provisória com base nos elementos constitutivos dos dois gêneros e vozes mobilizadas pelos/pelas estudantes nas produções escritas. Em relação aos questionários e inventários, realizamos a tabulação e interpretação dos dados à luz de teorias mobilizadas na fundamentação teórica, especialmente, letramentos ideológicos e letramentos acadêmicos. Como resultados, entendemos que os letramentos ideológicos têm muito mais espaço no meio acadêmico por meio dos diários de leitura do que nos fichamentos. Esses são mais parciais e seguem o pensamento do autor/da autora do texto, não importando a visão de mundo do leitor/da leitora, que, nos diários de leitura, tem mais espaço para tecer relações com vozes sociais diversas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Ruiz de MELO, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduanda em Letras-Inglês pela Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil. Bolsista CNPq – PROIC.

Vera Lúcia Lopes CRISTOVÃO, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora Doutora associada da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil. Bolsista CNPq PQ2.

Referências

CAMPOS, Magna. Manual de gêneros acadêmicos: resenha, fichamento, memorial, resumo científico, relatório, projeto de pesquisa, normas da ABNT. Mariana: [s.n], 2011. Mimeo.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; VIEIRA, Isabela Rodrigues. Letramentos em língua portuguesa e inglesa na educação superior brasileira: marcos e perspectivas. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 69, n.3, p. 209-221, set/dez 2016.

FREIRE, Paulo. À Sombra desta Mangueira. 2a ed. São Paulo: Olho d’água, 1995.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 17a edição, Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra. 2019.

JUSTO, Márcia Adriana Pinto da Silva; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. Letramento: O uso da leitura e da escrita como prática social. Rev. Eletrônica Saberes da Educação, v. 4, n.1, p. 1-17, 2013.

LEA, Mary R.; STREET, Brian V. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Tradução Fabiana Komesu, Adriana Fischer. Filoll. Linguíst. Port., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul-dez 2014.

MACHADO, Anna Rachel. (2005). Diários de Leitura: a construção de diferentes diálogos na sala de aula. Linha D’Água, n. 18, p. 61-80, 2005.

OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes. Pensando a escrita como uma prática discursiva: implicações para a pesquisa em LA. Rev. Brasileira de Linguística Aplicada, v. 3, n. 1, p. 117-184, 2003.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Políticas públicas, línguas estrangeiras e globalização: A universidade brasileira em foco. In: ROCHA, C. H.; BRAGA, D. B; CALDAS, R. R. (Orgs.). Políticas linguísticas, ensino de línguas e formação docente: Desafios em tempos de globalização e internacionalização. Campinas: Pontes Editores, p. 15-27, 2015.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. 1a edição, 8a reimpressão, São Paulo, Parábola Editorial. 2009.

SALDAÑA, Johnny. The coding manual for qualitative researchers. London/Thousand Oaks, California: Sage Publications, Second edition, 2013.

STREET, Brian. (ed.). Cross-cultural approaches to literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. 1a edição, São Paulo, Parábola Editorial. 2014.

STREET, Brian. Políticas e práticas de letramento na Inglaterra: uma perspectiva de letramentos sociais como base para uma comparação com o Brasil. Tradução de Karin Quaster. Cad. Cedes, Campinas, v. 33, n. 89, p. 51-71, jan/abr 2013.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. 9 ed, São Paulo: Cortez,. 2010.

ZAVALA, Virginia. Quem está dizendo isso? Letramento Acadêmico, identidade e poder na educação. In: VÓVIO, C.; SITO, L.; DE GRANDE, P. (Orgs.). Letramentos: rupturas. Deslocamentos e repercussões de pesquisas em linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, p. 71-95, 2010.

Publicado

07-01-2022

Como Citar

MELO, Ana Beatriz Ruiz de; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. LETRAMENTOS IDEOLÓGICOS E ACADÊMICOS JUSTAPOSTOS. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 11, n. 24, p. 68–87, 2022. DOI: 10.51951/ti.v11i24. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17018. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Práticas de ensino da escrita acadêmica