Do teatro ao cinema

o balcão de Shakespeare como espaço entre as mídias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v14i30.p74-84

Palavras-chave:

Romeu e Julieta. Cyrano de Bergerac. Edmond Rostand. Adaptação. Intermidialidade.

Resumo

Este artigo propõe uma análise comparativa da peça teatral Romeu e Julieta, de William Shakespeare e as produções cinematográficas Cyrano de Bergerac (1990) e Cyrano mon amour (2018). Objetivamos demonstrar como o local do balcão, famosa cena da obra-fonte (Romeu e Julieta Ato II, Cena II), é ressignificada nas duas obras: a princípio, como um espaço romântico/cômico em Cyrano de Bergerac; em seguida, como uma forma de inspiração em Cyrano mon amour. Para atingir esse objetivo, são evocados os conceitos de Linda Hutcheon (2020), Irina Rajewsky (2020), Lars Elleström (2017) e Claus Clüver (2011).

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Biografia do Autor

Melissa Marangoni Leme, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo/Brasil.

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Publicado

11-07-2024

Como Citar

LEME, Melissa Marangoni. Do teatro ao cinema: o balcão de Shakespeare como espaço entre as mídias. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 14, n. 30, p. 74–84, 2024. DOI: 10.51951/ti.v14i30.p74-84. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/n30p74. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Literatura e cinema: questões de adaptação cinematográfica