Do teatro ao cinema

o balcão de Shakespeare como espaço entre as mídias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v14i30.p74-84

Palavras-chave:

Romeu e Julieta. Cyrano de Bergerac. Edmond Rostand. Adaptação. Intermidialidade.

Resumo

Este artigo propõe uma análise comparativa da peça teatral Romeu e Julieta, de William Shakespeare e as produções cinematográficas Cyrano de Bergerac (1990) e Cyrano mon amour (2018). Objetivamos demonstrar como o local do balcão, famosa cena da obra-fonte (Romeu e Julieta Ato II, Cena II), é ressignificada nas duas obras: a princípio, como um espaço romântico/cômico em Cyrano de Bergerac; em seguida, como uma forma de inspiração em Cyrano mon amour. Para atingir esse objetivo, são evocados os conceitos de Linda Hutcheon (2020), Irina Rajewsky (2020), Lars Elleström (2017) e Claus Clüver (2011).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melissa Marangoni Leme, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo/Brasil.

Referências

BORTOLOTTI, Gary R.; HUTCHEON, Linda. Sobre a origem das adaptações: repensando o discurso e o “sucesso” da fidelidade biologicamente. In: FIGUEIREDO, C. A. P.; OLIVEIRA, S. R. O., DINIZ, T. F. N. A intermidialidade e os estudos interartes na arte contemporânea. Santa Maria: Editora UFMS, 2020, p. 119-142.

BRÎNZEU, Pia. There is no balcony in Romeo and Juliet: only a love scene. In: FRENTIU, Luminita (org). What’s in a Balcony Scene? A study on Shakespeare’s Romeo and Juliet and its adaptations. Londres: Cambridge Scholars Publishing, 2016. p. 13-39.

CLÜVER, Claus. Intermidialidade. In: Pós. Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 8 23, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15413. Acesso em: 28 jun. 2023.

CYRANO DE BERGERAC. Direção de Jean-Paul Rappeneau. França: A2 Filmes, 1990. 1 DVD (2h30).

EDMOND. Direção de Alexis Michalik. França, Bélgica: A2 Filmes, 2019. 1 DVD (1h53min.).

ELLESTRÖM, Lars. Midialidade: ensaios sobre comunicação, semiótica e intermidialidade. Porto Alegre: EdiPURS, 2017. E-book.

GHIRARDI, José Garcez. Muito ódio, e mais de amor: Romeu e Julieta. In: O mundo fora do prumo: transformação social e teoria política em Shakespeare. 2021. E-Book Kindle.

GROENSTEEN, Thierry. O processo adaptativo (tentativa de recapitulação racional). In: FIGUEIREDO, C. A. P.; OLIVEIRA, S. R. de; DINIZ, T. F. N. (org.) A intermidialidade e os estudos interartes na arte contemporânea. Santa Maria: Editora UFSM, 2020. p. 113-142.

RAJEWSKY, Irina. O termo intermidialidade em ebulição: 25 anos de debate. In: FIGUEIREDO, C. A. P.; OLIVEIRA, S. R. O., DINIZ, T. F. N. A intermidialidade e os estudos interartes na arte contemporânea. Santa Maria: Editora UFMS, 2020, p. 55-96.

RAMAZZINA-GHIRARDI, Ana Luiza. Intermidialidade: uma introdução. São Paulo: Contexto, 2022a.

RAMAZZINA-GHIRARDI, Ana Luiza. Citação Visual em HQ e processos intermidiáticos. In: RIBAS, M. C. C.; MARTONI, A.; DINIZ, T. F. N. (org.). Estudos de Intermidialidade: teorias, práticas, expansões. Curitiba: Editora CRV, 2022b, p. 93-104.

SHAKESPEARE, William. Romeu e Julieta. 2. ed. Porto Alegre: L&PM, 2011. E-book.

Publicado

11-07-2024

Como Citar

LEME, Melissa Marangoni. Do teatro ao cinema: o balcão de Shakespeare como espaço entre as mídias. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 14, n. 30, p. 74–84, 2024. DOI: 10.51951/ti.v14i30.p74-84. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/n30p74. Acesso em: 7 set. 2024.

Edição

Seção

Literatura e cinema: questões de adaptação cinematográfica