Do teatro ao cinema
o balcão de Shakespeare como espaço entre as mídias
DOI :
https://doi.org/10.51951/ti.v14i30.p74-84Mots-clés :
Romeu e Julieta. Cyrano de Bergerac. Edmond Rostand. Adaptação. Intermidialidade.Résumé
Este artigo propõe uma análise comparativa da peça teatral Romeu e Julieta, de William Shakespeare e as produções cinematográficas Cyrano de Bergerac (1990) e Cyrano mon amour (2018). Objetivamos demonstrar como o local do balcão, famosa cena da obra-fonte (Romeu e Julieta Ato II, Cena II), é ressignificada nas duas obras: a princípio, como um espaço romântico/cômico em Cyrano de Bergerac; em seguida, como uma forma de inspiração em Cyrano mon amour. Para atingir esse objetivo, são evocados os conceitos de Linda Hutcheon (2020), Irina Rajewsky (2020), Lars Elleström (2017) e Claus Clüver (2011).
Téléchargements
Références
BORTOLOTTI, Gary R.; HUTCHEON, Linda. Sobre a origem das adaptações: repensando o discurso e o “sucesso” da fidelidade biologicamente. In: FIGUEIREDO, C. A. P.; OLIVEIRA, S. R. O., DINIZ, T. F. N. A intermidialidade e os estudos interartes na arte contemporânea. Santa Maria: Editora UFMS, 2020, p. 119-142.
BRÎNZEU, Pia. There is no balcony in Romeo and Juliet: only a love scene. In: FRENTIU, Luminita (org). What’s in a Balcony Scene? A study on Shakespeare’s Romeo and Juliet and its adaptations. Londres: Cambridge Scholars Publishing, 2016. p. 13-39.
CLÜVER, Claus. Intermidialidade. In: Pós. Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 8 23, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15413. Acesso em: 28 jun. 2023.
CYRANO DE BERGERAC. Direção de Jean-Paul Rappeneau. França: A2 Filmes, 1990. 1 DVD (2h30).
EDMOND. Direção de Alexis Michalik. França, Bélgica: A2 Filmes, 2019. 1 DVD (1h53min.).
ELLESTRÖM, Lars. Midialidade: ensaios sobre comunicação, semiótica e intermidialidade. Porto Alegre: EdiPURS, 2017. E-book.
GHIRARDI, José Garcez. Muito ódio, e mais de amor: Romeu e Julieta. In: O mundo fora do prumo: transformação social e teoria política em Shakespeare. 2021. E-Book Kindle.
GROENSTEEN, Thierry. O processo adaptativo (tentativa de recapitulação racional). In: FIGUEIREDO, C. A. P.; OLIVEIRA, S. R. de; DINIZ, T. F. N. (org.) A intermidialidade e os estudos interartes na arte contemporânea. Santa Maria: Editora UFSM, 2020. p. 113-142.
RAJEWSKY, Irina. O termo intermidialidade em ebulição: 25 anos de debate. In: FIGUEIREDO, C. A. P.; OLIVEIRA, S. R. O., DINIZ, T. F. N. A intermidialidade e os estudos interartes na arte contemporânea. Santa Maria: Editora UFMS, 2020, p. 55-96.
RAMAZZINA-GHIRARDI, Ana Luiza. Intermidialidade: uma introdução. São Paulo: Contexto, 2022a.
RAMAZZINA-GHIRARDI, Ana Luiza. Citação Visual em HQ e processos intermidiáticos. In: RIBAS, M. C. C.; MARTONI, A.; DINIZ, T. F. N. (org.). Estudos de Intermidialidade: teorias, práticas, expansões. Curitiba: Editora CRV, 2022b, p. 93-104.
SHAKESPEARE, William. Romeu e Julieta. 2. ed. Porto Alegre: L&PM, 2011. E-book.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Travessias Interativas 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.