Do teatro ao cinema
o balcão de Shakespeare como espaço entre as mídias
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v14i30.p74-84Palavras-chave:
Romeu e Julieta. Cyrano de Bergerac. Edmond Rostand. Adaptação. Intermidialidade.Resumo
Este artigo propõe uma análise comparativa da peça teatral Romeu e Julieta, de William Shakespeare e as produções cinematográficas Cyrano de Bergerac (1990) e Cyrano mon amour (2018). Objetivamos demonstrar como o local do balcão, famosa cena da obra-fonte (Romeu e Julieta Ato II, Cena II), é ressignificada nas duas obras: a princípio, como um espaço romântico/cômico em Cyrano de Bergerac; em seguida, como uma forma de inspiração em Cyrano mon amour. Para atingir esse objetivo, são evocados os conceitos de Linda Hutcheon (2020), Irina Rajewsky (2020), Lars Elleström (2017) e Claus Clüver (2011).
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