Do que o leitor gosta?

A cultura juvenil na formação de leitores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v15i33.p116-130

Palavras-chave:

Leitura. Gosto do leitor. Formação de leitores.

Resumo

Este artigo explora como o gosto e a cultura juvenil Influenciam a formação de leitores no ambiente escolar. A discussão central do texto gira em torno do impacto do gosto dos estudantes na seleção de livros que pode potencializar o desenvolvimento de uma cultura leitora, ao aproximar os jovens da literatura através de temas que dialoguem diretamente com seus Interesses. A pesquisa utiliza uma plataforma de leitura digital que, ao oferecer sugestões de livros baseadas nas preferências dos estudantes, revela Informações sobre a Integração da cultura juvenil às práticas pedagógicas. A análise dos temas mais escolhidos e dos livros mais lidos mostra uma preferência por conteúdos relacionados à cultura pop, redes sociais e entretenimento digital, destacando a necessidade de flexibilizar os critérios de seleção de obras na formação leitora na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Luis Salermo, Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP

Pesquisador de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica (PUC). São Paulo/ SP. Brasil.

Referências

BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do gato, 2012.

CARVALHO, Ana Carolina; BAROUKH, Josca Aline. Ler antes de saber ler: oito mitos escolares sobre a leitura literária. São Paulo: Panda books, 2018.

GROPPO, Luís Antonio. Dialética das juventudes modernas e contemporâneas. Revista de educação do Congeime, ano 13, número 25, dezembro/ 2024.

GREGORIN, José Nicolau. Literatura juvenil, adolescências e leituras escolares. São Paulo, Via Atlântica, n.44, pp 521-543, 2023.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RAMOS, Ana Margarida; NAVAS. Diana. Narrativas juvenis: o fenômeno crossover nas literaturas portuguesa e brasileira. In: Literatura juvenil dos dois lados do Atlântico. RAMOS, Ana Margarida; NAVAS. Diana. São Paulo: EDUC, 2019.

Publicado

28-04-2025

Como Citar

SALERMO, Renan Luis. Do que o leitor gosta? A cultura juvenil na formação de leitores. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 15, n. 33, p. 116–130, 2025. DOI: 10.51951/ti.v15i33.p116-130. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/n33p116. Acesso em: 14 jul. 2025.