Do que o leitor gosta?
A cultura juvenil na formação de leitores
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v15i33.p116-130Palavras-chave:
Leitura. Gosto do leitor. Formação de leitores.Resumo
Este artigo explora como o gosto e a cultura juvenil Influenciam a formação de leitores no ambiente escolar. A discussão central do texto gira em torno do impacto do gosto dos estudantes na seleção de livros que pode potencializar o desenvolvimento de uma cultura leitora, ao aproximar os jovens da literatura através de temas que dialoguem diretamente com seus Interesses. A pesquisa utiliza uma plataforma de leitura digital que, ao oferecer sugestões de livros baseadas nas preferências dos estudantes, revela Informações sobre a Integração da cultura juvenil às práticas pedagógicas. A análise dos temas mais escolhidos e dos livros mais lidos mostra uma preferência por conteúdos relacionados à cultura pop, redes sociais e entretenimento digital, destacando a necessidade de flexibilizar os critérios de seleção de obras na formação leitora na escola.
Downloads
Referências
BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do gato, 2012.
CARVALHO, Ana Carolina; BAROUKH, Josca Aline. Ler antes de saber ler: oito mitos escolares sobre a leitura literária. São Paulo: Panda books, 2018.
GROPPO, Luís Antonio. Dialética das juventudes modernas e contemporâneas. Revista de educação do Congeime, ano 13, número 25, dezembro/ 2024.
GREGORIN, José Nicolau. Literatura juvenil, adolescências e leituras escolares. São Paulo, Via Atlântica, n.44, pp 521-543, 2023.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
RAMOS, Ana Margarida; NAVAS. Diana. Narrativas juvenis: o fenômeno crossover nas literaturas portuguesa e brasileira. In: Literatura juvenil dos dois lados do Atlântico. RAMOS, Ana Margarida; NAVAS. Diana. São Paulo: EDUC, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Travessias Interativas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.