Alucinações em ChatGPT e o ensino de literatura
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v15i33.p8-24Palavras-chave:
IA Generativa. ChatGPT. Ensino de Literatura. Alucinações.Resumo
Este artigo discute a confiabilidade das respostas geradas por Inteligência Artificial Generativa em contextos educacionais, com foco no ensino de Literatura. A partir de prompts elaborados acerca de obras literárias clássicas, contemporâneas e regionais, avalia-se a precisão das Informações fornecidas pela ferramenta e discute-se como as alucinações – respostas imprecisas, contraditórias ou completamente fabricadas – podem impactar negativamente na formação de educandos/leitores. O texto argumenta que, embora o ChatGPT possa ser um recurso potencial para o desenvolvimento do ensino de Literatura, suas limitações comprometem uma abordagem crítica de ensino. Destaca-se a necessidade de mediação pedagógica e uma postura crítica e reflexiva diante das respostas automatizadas a fim de se evitar a reprodução de erros, além de manter um ensino literário que leve em consideração o entendimento, a Interpretação e a explicação fundamentada na leitura das obras literárias.
Downloads
Referências
ALVES, Lynn. Notas Iniciais sobre Inteligência artificial e educação. In: ALVES, Lynn. Inteligência artificial e educação: refletindo sobre os desafios contemporâneos. Salvador: Edufba, 2023. p. (33-49).
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. São Paulo: Martin Claret, 2022.
BORATTO, Murilo do Carmo. Inteligência artificial: breve histórico, conceitos e reflexões. In: ALVES, Lynn. Inteligência artificial e educação: refletindo sobre os desafios contemporâneos. Salvador: Edufba, 2023. p. (21-31).
CRUZ, Arlete Nogueira da. A parede. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1994.
JOUVE, Vincent. Por que estudar Literatura? São Paulo: Parábola, 2012.
LEMOS, André Luiz Martins. Erros, falha e perturbações digitais em alucinações das IA generativas: tipologia, premissas e epistemologia da comunicação. Matrizes. v. 18, n. 1, 2024. p. (75- 91).
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
MACHADO, Madalena. Sobre ensino e leitura de Literatura. Revista Alere. v. 27, n. 1, 2023. p. (19-36).
MADEIRA, Carla. Tudo é rio. Rio de Janeiro: Record, 2021.
MADEIRA, Carla. Véspera. Rio de Janeiro: Record, 2024.
MONTELLO, Josué. Noite sobre Alcântara. São Luís: SLZ, 2022.
MÓR, Walkyria Monte. Letramentos críticos e expansão de perspectivas: diálogo sobre práticas. In: JORDÃO, Clarissa Menezes; MARTINEZ, Juliana Zeggio; MÓR, Walkyria Monte. Letramentos em prática: na formação Inicial de professores de Inglês. São Paulo: Pontos, 2018. p. (315-335).
OPENAI. ChatGPT 4.0. Acesso em: 11.nov.2024.
PAIVA, Marcelo Rubens. Ainda estou aqui. São Paulo: Alfaguara, 2015.
PAIVA, Marcelo Rubens. Feliz ano velho. São Paulo: Alfaguara, 2015.
VITORINO, Cintia da Silva; BARBOSA, Bruno Cerqueira; SILVA, Lucas de Jesus da. RODRIGUES, Everton Santana. Apropriações e usos do Chatgpt no contexto da pesquisa sobre plataformização da educação: um relato de experiência. In: ALVES, Lynn. Inteligência artificial e educação: refletindo sobre os desafios contemporâneos. Salvador: Edufba, 2023. p. (139-154).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Travessias Interativas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.