Alucinações em ChatGPT e o ensino de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v15i33.p8-24

Palavras-chave:

IA Generativa. ChatGPT. Ensino de Literatura. Alucinações.

Resumo

Este artigo discute a confiabilidade das respostas geradas por Inteligência Artificial Generativa em contextos educacionais, com foco no ensino de Literatura. A partir de prompts elaborados acerca de obras literárias clássicas, contemporâneas e regionais, avalia-se a precisão das Informações fornecidas pela ferramenta e discute-se como as alucinações – respostas imprecisas, contraditórias ou completamente fabricadas – podem impactar negativamente na formação de educandos/leitores. O texto argumenta que, embora o ChatGPT possa ser um recurso potencial para o desenvolvimento do ensino de Literatura, suas limitações comprometem uma abordagem crítica de ensino. Destaca-se a necessidade de mediação pedagógica e uma postura crítica e reflexiva diante das respostas automatizadas a fim de se evitar a reprodução de erros, além de manter um ensino literário que leve em consideração o entendimento, a Interpretação e a explicação fundamentada na leitura das obras literárias.

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Biografia do Autor

Wendel Vinícius de Freitas Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutorando em Estudos de Linguagens pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens – PPGEL/UFMS da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Letras – Teoria Literária (UEMA). Licenciado em Letras (UEMA).

Vanessa Cristina Santos Pereira, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Mestre em Letras – Teoria Literária (UEMA). Licenciada em Letras (UEMA).

Marcos Christian Silva Matos, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Mestre em Direção Estratégica em TI (Funiber). MBA em Gestão de Projetos (INEX), em Auditoria, Controladoria e Gestão Financeira (LABORO), em Gestão de Tecnologia da Informação (Veris). Licenciado em Matemática (UEMA).

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Publicado

28-04-2025

Como Citar

SANTOS, Wendel Vinícius de Freitas; PEREIRA, Vanessa Cristina Santos; MATOS, Marcos Christian Silva. Alucinações em ChatGPT e o ensino de literatura. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 15, n. 33, p. 8–24, 2025. DOI: 10.51951/ti.v15i33.p8-24. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/n33p8. Acesso em: 14 jul. 2025.