A CONSTRUÇÃO DE INFERÊNCIAS SOCIOCULTURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A DIVERSIDADE DE LEITURAS POSSÍVEIS
THE CONSTRUCTION OF SOCIOCULTURAL INFERENCES IN FUNDAMENTAL EDUCATION: THE DIVERSITY OF POSSIBLE READINGS
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v9i17Abstract
RESUMO: Este artigo é um recorte do relatório final decorrente do Mestrado Profissional em Letras o qual enquadra-se em um trabalho de pesquisa-ação que está voltado a responder ao questionamento: Quais atividades de leitura podem colaborar para a construção de inferências que possibilitem a compreensão leitora dos estudantes do 7° ano do CEAB em Muribeca-SE? Diante desse questionamento, o objetivo geral da pesquisa é contribuir com as práticas docentes que estão direcionadas à construção de inferências por parte de estudantes do ensino fundamental. Diante desse escopo, a pesquisadora/professora promoveu atividades variadas, organizadas em oficinas, que contribuíram para a consecução de inferências, especificamente as socioculturais, para que o estudante fosse capaz de compreender os sentidos dos textos lidos em sala de aula e também em outros contextos. Frisa-se neste artigo, duas etapas de todo o processo desenvolvido que são o pré-teste e a primeira oficina desenvolvida, intitulada oficina piada, para fazer uma análise comparativa entre essas etapas. A partir do resultado da análise comparativa, notou-se que os estudantes, no pré-teste, apresentaram dificuldade em fazer inferência, mesmo a partir da leitura de textos simples, no entanto, essa situação mudou significativamente no decorrer da aplicação da oficina piada.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Compreensão leitora. Inferência sociocultural.
ABSTRACT: This article is a cut-off from the final report from the Professional Master’s Degree in Literature, which is part of an action research project that is aimed at answering the following questions: Which reading activities can contribute to the construction of inferences that enable reading comprehension of the students of the 7th year of CEAB in Muribeca-SE? Faced with this questioning, the general objective of the research is to contribute with the teaching practices that are directed to the construction of inferences by elementary students. Faced with this scope, the researcher / teacher promoted varied activities, organized in workshops, which contributed to the achievement of inferences, specifically sociocultural, so that the student was able to understand the meanings of texts read in the classroom and in other contexts. It is highlighted in this article, two stages of the whole developed process that are the pre-test and the first workshop developed, entitled joke workshop, to make a comparative analysis between these stages. From the result of the comparative analysis, it was noticed that the students, in the pre-test, presented difficulties in making inference, even from reading simple texts, however, this situation changed significantly during the application of the joke workshop.
KEYWORDS: Reading. Reading comprehension. Sociocultural Inference.
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