A CONSTRUÇÃO DE INFERÊNCIAS SOCIOCULTURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A DIVERSIDADE DE LEITURAS POSSÍVEIS

THE CONSTRUCTION OF SOCIOCULTURAL INFERENCES IN FUNDAMENTAL EDUCATION: THE DIVERSITY OF POSSIBLE READINGS

Autores/as

  • Iderlânia Costa SOUZA Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Isabel Cristina Michelan de AZEVEDO Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Sandro Marcio Drumond Alves MARENGO Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v9i17

Resumen

RESUMO: Este artigo é um recorte do relatório final decorrente do Mestrado Profissional em Letras o qual enquadra-se em um trabalho de pesquisa-ação que está voltado a responder ao questionamento: Quais atividades de leitura podem colaborar para a construção de inferências que possibilitem a compreensão leitora dos estudantes do 7° ano do CEAB em Muribeca-SE? Diante desse questionamento, o objetivo geral da pesquisa é contribuir com as práticas docentes que estão direcionadas à construção de inferências por parte de estudantes do ensino fundamental. Diante desse escopo, a pesquisadora/professora promoveu atividades variadas, organizadas em oficinas, que contribuíram para a consecução de inferências, especificamente as socioculturais, para que o estudante fosse capaz de compreender os sentidos dos textos lidos em sala de aula e também em outros contextos. Frisa-se neste artigo, duas etapas de todo o processo desenvolvido que são o pré-teste e a primeira oficina desenvolvida, intitulada oficina piada, para fazer uma análise comparativa entre essas etapas. A partir do resultado da análise comparativa, notou-se que os estudantes, no pré-teste, apresentaram dificuldade em fazer inferência, mesmo a partir da leitura de textos simples, no entanto, essa situação mudou significativamente no decorrer da aplicação da oficina piada.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Compreensão leitora. Inferência sociocultural.

 

ABSTRACT: This article is a cut-off from the final report from the Professional Master’s Degree in Literature, which is part of an action research project that is aimed at answering the following questions: Which reading activities can contribute to the construction of inferences that enable reading comprehension of the students of the 7th year of CEAB in Muribeca-SE? Faced with this questioning, the general objective of the research is to contribute with the teaching practices that are directed to the construction of inferences by elementary students. Faced with this scope, the researcher / teacher promoted varied activities, organized in workshops, which contributed to the achievement of inferences, specifically sociocultural, so that the student was able to understand the meanings of texts read in the classroom and in other contexts. It is highlighted in this article, two stages of the whole developed process that are the pre-test and the first workshop developed, entitled joke workshop, to make a comparative analysis between these stages. From the result of the comparative analysis, it was noticed that the students, in the pre-test, presented difficulties in making inference, even from reading simple texts, however, this situation changed significantly during the application of the joke workshop.

KEYWORDS: Reading. Reading comprehension. Sociocultural Inference.

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Biografía del autor/a

Iderlânia Costa SOUZA, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestre pelo Profletras, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus São Cristóvão em 2019. Professora da rede pública de Sergipe. E-mail: iderlaniacostasouza@yahoo.com.br - https://orcid.org/0000-0001-9929-1060

Isabel Cristina Michelan de AZEVEDO, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Letras e professora do Departamento de Letras Vernáculas e do Profletras da Universidade Federal de Sergipe. E-mail: icmazevedo2@gmail.com - https://orcid.org/0000-0002-5293-0168

Sandro Marcio Drumond Alves MARENGO, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Estudos Linguísticos. Professor do Departamento de Letras Vernáculas e do Profletras da Universidade Federal de Sergipe. E-mail: smda@oi.com.br - https://orcid.org/0000-0003-4658-004X

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Publicado

2019-08-05

Cómo citar

SOUZA, Iderlânia Costa; AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de; MARENGO, Sandro Marcio Drumond Alves. A CONSTRUÇÃO DE INFERÊNCIAS SOCIOCULTURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A DIVERSIDADE DE LEITURAS POSSÍVEIS: THE CONSTRUCTION OF SOCIOCULTURAL INFERENCES IN FUNDAMENTAL EDUCATION: THE DIVERSITY OF POSSIBLE READINGS. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 9, n. 17, p. pp. 59–83, 2019. DOI: 10.51951/ti.v9i17. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11757. Acesso em: 29 sep. 2024.