GÊNEROS TEXTUAIS EMERGENTES DAS TECNOLOGIAS NO DISCURSO DE LIVROS DIDÁTICOS
TEXT GENRES FROM TECHNOLOGIES IN THE DISCOURSE OF TEXTBOOKS
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v9i17Abstract
RESUMO: O objetivo desta pesquisa é analisar a evolução do espaço e da utilização dos gêneros textuais digitais no livro didático de língua portuguesa mais adotado no Ensino Fundamental II, no Brasil, propondo uma reflexão acerca de sua concepção original à sua aplicação em atividades educacionais. A análise pautou-se nos estudos dos multiletramentos, nos gêneros como ação social e nos gêneros textuais emergentes das tecnologias digitais. Assim, entrecruzando o referencial teórico, utilizou-se uma análise qualitativa sobre as atividades educacionais em uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa aprovada no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), em duas versões: triênio 2014-2016 e sua versão reformulada para o triênio 2017-2019. Para tanto, foram levantados e analisados os materiais coletados de ambientes digitais, considerando aspectos como a concepção de ensino-aprendizagem, língua e texto envolvidos nas atividades. A pesquisa aponta que os materiais apresentam uma evolução quanto à discussão, nos textos de interpretação, sobre as tecnologias digitais, sites de leitura complementar e algumas atividades de produção textual, no entanto, ainda requer trabalhos diversificados para o uso desses gêneros em virtude de sua ampla manifestação em contextos de comunicação.
PALAVRAS-CHAVE: Livros didáticos. Gêneros textuais digitais. TDICs.
ABSTRACT: The objective of this research is to analyze the evolution of space and use of the digital textual genres in the Portuguese language textbook most adopted in elementary school II, in Brazil, proposing a reflection about its original conception to it’s application in educational activities. The analysis was based on the studies of Multiletramentos, in genres as social action and in the textual genres emerging from digital technologies. Thus, intertwining the theoretical framework, we used a qualitative analysis on the educational activities in a collection of textbooks of Portuguese language approved in the National Plan of the Didactic Book (PNLD), in two versions: Triennium 2014-2016 and it’s reformulated version for the 2017-2019 triennium. Therefore, the materials collected from digital environments were surveyed and analyzed, considering aspects such as the conception of teaching-learning, language and text involved in the activities. The research points out that the materials present an evolution regarding the discussion, in interpretation texts, on digital technologies, complementary reading sites and some textual production activities, however, still requires diversified works for the use of these genera because of their wide manifestation in communication contexts.
KEYWORDS: Textbooks. Digital text genres. TDICs.
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