OS EFEITOS DE SENTIDO DO "LAR" NO CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL E AS RELAÇÕES DE GÊNERO NUMA PROPAGANDA DE CERVEJA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v12i25.p196-210

Palabras clave:

Análise do Discurso, Estudos de Gênero, Propaganda de Cerveja, Pandemia

Resumen

O presente artigo analisa, com base no referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso francesa, a partir de Michel Pêcheux, duas propagandas da campanha publicitária da cerveja Petra Origem (2020). A campanha, intitulada “Lar Doce Bar”, desenvolve-se em um momento atípico para a venda de produtos de consumo não essencial (a pandemia de COVID-19) e chama a atenção por diferenciar-se de características comuns do segmento de propaganda de cerveja, como a associação do produto à imagem da mulher. A análise centrou-se na terceira parte da campanha, que apresenta o gênero discursivo propaganda propriamente dito, sintetizando o intuito desta – o bar em casa – e as relações de gênero. O artigo se propôs a analisar as condições de produção relacionadas ao aparecimento da campanha publicitária, que têm forte implicação no(s) discurso(s) mobilizado(s) nela, os efeitos de sentido de lar no contexto de uma pandemia tal como representada no discurso das propagandas e, por fim, o(s) discurso(s) sustentados nelas sobre identidades e relações de gênero em relação com o interdiscurso. Os resultados mostraram diversos aspectos sobre um possível novo modelo de propaganda de cerveja.

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Biografía del autor/a

Maria Alice Costa da Silva, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Graduada em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade do estado do Amazonas (2019). Integrante do Núcleo de Pesquisas em Língua e Literatura (NUPELL). Desenvolve pesquisa na área de Análise do Discurso francesa, voltada para os estudos de mídia, gênero, raça e classe.

Claudiana Narzetti, Universidade do estado do Amazonas (UEA)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes e da Graduação em Letras da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Araraquara). Integrante do Núcleo de Pesquisas em Língua e Literatura (NUPELL). Desenvolve e orienta pesquisas na área da análise do discurso, com ênfase nas teorias de Michel Pêcheux e do Círculo de Bakhtin.

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Publicado

2022-07-05

Cómo citar

SILVA, Maria Alice Costa da; NARZETTI, Claudiana. OS EFEITOS DE SENTIDO DO "LAR" NO CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL E AS RELAÇÕES DE GÊNERO NUMA PROPAGANDA DE CERVEJA. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 12, n. 25, p. 196–210, 2022. DOI: 10.51951/ti.v12i25.p196-210. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17000. Acesso em: 13 nov. 2024.

Número

Sección

Estudos Linguísticos