A TRÁGICA MÍMICA DE OTELO
THE TRAGIC MIMICRY OF OTHELLO
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v7i14Resumen
RESUMO: O presente artigo apresenta uma análise do drama Otelo, o mouro de Veneza, de William Shakespeare, tendo como referência noções da crítica pós-colonial. A análise empreendida busca traçar em Otelo, através do conceito de mímica elaborado por Homi K. Bhabha, uma ilustração, de peculiar violência, dessa repetição/identificação diferenciada da subjetividade colonizada diante de seu “modelo” civilizacional.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura. William Shakespeare. Estudos Culturais. Crítica Pós-Colonial.
ABSTRACT: This article presents an analysis of William Shakespeare’s drama Othello, the Moorof Venice. This study is structured according to the assumptions of postcolonial criticism. The analysis aims to trace in Othello, through the concept of mimicry elaborated by Homi K. Bhabha, an illustration, of peculiar violence, of this differentiated repetition/identification of the colonized subjectivity before his civilizational “model”.
KEYWORDS: Literature. Shakespeare. Cultural Studies. Postcolonial Criticism.
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