A TRÁGICA MÍMICA DE OTELO

THE TRAGIC MIMICRY OF OTHELLO

Auteurs

  • Luiz Martinho STRINGUETTI FILHO Instituto de Estudos da Linguagem - UNICAMP/CNPq

DOI :

https://doi.org/10.51951/ti.v7i14

Résumé

RESUMO: O presente artigo apresenta uma análise do drama Otelo, o mouro de Veneza, de William Shakespeare, tendo como referência noções da crítica pós-colonial. A análise empreendida busca traçar em Otelo, através do conceito de mímica elaborado por Homi K. Bhabha, uma ilustração, de peculiar violência, dessa repetição/identificação diferenciada da subjetividade colonizada diante de seu “modelo” civilizacional.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura. William Shakespeare. Estudos Culturais. Crítica Pós-Colonial.

 

ABSTRACT: This article presents an analysis of William Shakespeare’s drama Othello, the Moorof Venice. This study is structured according to the assumptions of postcolonial criticism. The analysis aims to trace in Othello, through the concept of mimicry elaborated by Homi K. Bhabha, an illustration, of peculiar violence, of this differentiated repetition/identification of the colonized subjectivity before his civilizational “model”.

KEYWORDS: Literature. Shakespeare. Cultural Studies. Postcolonial Criticism.

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Biographie de l'auteur

Luiz Martinho STRINGUETTI FILHO, Instituto de Estudos da Linguagem - UNICAMP/CNPq

Doutorando em Teoria e História Literária - Departamento de Teoria e História Literária, Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas – SP, Brasil, email: lmart.sf@hotmail.com; pesquisador bolsista CNPq.

Références

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Publiée

2018-05-13

Comment citer

STRINGUETTI FILHO, Luiz Martinho. A TRÁGICA MÍMICA DE OTELO: THE TRAGIC MIMICRY OF OTHELLO. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 7, n. 14, p. pp. 176–186, 2018. DOI: 10.51951/ti.v7i14. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/9129. Acesso em: 19 déc. 2024.