O amor ao desprezo e o desprezo pelo amor

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v14i30.p182-201

Palabras clave:

Godard. Moravia. Plínio Marcos. Desprezo. Dialogia.

Resumen

O desprezo é índice do amor que se quer conquistar e do amor que desapareceu e talvez seja mais próximo do ato amoroso que o próprio ódio, visto que desprezar é fazer o outro sofrer diante de um silêncio que ignora e que esfria toda a paixão. Esta comunicação busca perscrutar o amor ao desprezo e o desprezo pelo amor em Homero (Odisseia, VI-VIII a.C, episódio XVIII), Alberto Moravia (Il disprezzo, 1954) e em Plínio Marcos (Navalha na carne, 1967). O ponto de convergência da análise literária desembocará no filme Le mépris (1963) de Godard, que adaptou não somente o romance de Moravia, mas também a citada épica homérica, nomeadamente a perspectiva de Penélope sobre o seu (des)amor por Ulisses diante de sua ausência prolongada. O tema do desprezo amoroso em Plínio Marcos é central em várias de suas peças e parece ainda não ter sido julgado criticamente em toda a sua extensão, sobretudo pela conexão já estabelecida entre o dramaturgo brasileiro com parte da obra moraviana, posto que tem sido frequente os nexos muito bem anotados criticamente da peça Dois perdidos numa noite suja (1966) com o conto “O terror de Roma” (1954) de Moravia. Contudo, ainda parece haver espaço relevante para articular reflexões críticas sobre a temática do desprezo em outras peças plinianas, de modo que para esta análise elegemos Navalha na carne como eixo comparativo privilegiado. A aproximação teórica inicial será conduzida com base nos estudos de Enedino e Vieira (2022), Vieira (2021), Assunção (2011), buscando conectar o filme aos textos literários sob uma ótica dialógica. Embora não esteja citado diretamente, Bakhtin orienta nosso olhar dialógico neste ensaio.

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Biografía del autor/a

Helciclever Barros da Silva Sales, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP

Pós-Doutor em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutor e Mestre em Literatura pela Universidade de Brasília. É Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. Foi Coordenador-Geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Daeb/Inep). Também foi Coordenador de Instrumentos de Avaliação da Coordenação-Geral do Enade (Daes/Inep). É Pesquisador Membro da Poe Studies Association – PSA (EUA), da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic) e da Modern Language Association – MLA (EUA).

Wagner Corsino Enedino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pós-Doutorado pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. Doutorado em Letras pela UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de São José do Rio Preto. Mestrado em Estudos Literários pela UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Araraquara. Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (Mestrado e Doutorado), na FAALC – Faculdade de Artes, Letras e Comunicação – na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campo Grande.

Citas

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Filmografia citada

LE MÉPRIS. Direção de Jean-Luc Godard. Paris: Les Films Concordia, 1963. 1 DVD, Colorido, 35 mm, 105 min.

Publicado

2024-07-11

Cómo citar

SALES, Helciclever Barros da Silva; ENEDINO, Wagner Corsino. O amor ao desprezo e o desprezo pelo amor. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 14, n. 30, p. 182–201, 2024. DOI: 10.51951/ti.v14i30.p182-201. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/n30p182. Acesso em: 18 oct. 2024.

Número

Sección

Literatura e cinema: questões de adaptação cinematográfica