Crítica textual e estilística

a análise de variantes na transmissão de textos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v14i30.p269-282

Palabras clave:

Crítica Textual. Estilística. Machado de Assis. Transmissão de Texto.

Resumen

Este artigo propõe a aproximação entre a Crítica Textual e a Estilística para a análise de variantes na transmissão de textos. Nessa perspectiva, este estudo discute como o estilo de Machado de Assis é alterado no texto Quincas Borba, transmitido em material didático, e como essa modificação influencia o sentido do texto literário. Para isso, utiliza-se como aporte teórico-metodológico estudos sobre Crítica Textual dispostos em Spina (1977), Blecua (1990), Duarte (1992), Spaggiari & Perugi (2004) e Cambraia (2005; 2023); e a perspectiva da Estilística e o estilo machadiano são fundamentados em Câmara Jr (1985), Martins (2012) e Carvalho (2018). Os resultados contribuem para futuros estudos sobre Crítica Textual e Estilística, para a elaboração de material didático de língua portuguesa e literatura brasileira e para os estudos machadianos em sala de aula.

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Biografía del autor/a

Lilian Barros de Abreu Silva, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DLCV/FFLCH/USP). São Paulo/SP, Brasil. Pesquisa financiada pela CAPES.

Citas

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Publicado

2024-07-11

Cómo citar

SILVA, Lilian Barros de Abreu. Crítica textual e estilística: a análise de variantes na transmissão de textos. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 14, n. 30, p. 269–282, 2024. DOI: 10.51951/ti.v14i30.p269-282. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/n30p269. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Possibilidades de estudo e pesquisa entre a Crítica Textual e outras ciências