A CRIATIVIDADE NO ENSINO DE LÍNGUAS NA FORMAÇÃO SUPERIOR

CREATIVITY IN LANGUAGE TEACHING IN HIGHER EDUCATION

Auteurs

  • Beatriz Pereira de SANTANA FMU - São Paulo/SP
  • Ernestina de Lourdes C. FRIGELG FATEC/UPM - São Paulo/SP
  • Silza Maria Librelon RAIA Universidade Presbiteriana Mackenzie/FATEC - São Paulo/SP

Résumé

RESUMO: O objetivo do presente artigo é estabelecer algumas considerações sobre o processo de ensino de línguas – portuguesa e inglesa – nas instituições de ensino superior brasileiras e o seu papel no desenvolvimento de competências e de habilidades profissionais que necessitam interagir num mercado multicultural.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino superior. Criatividade. Ensino. Língua portuguesa. Língua inglesa.

      

ABSTRACT: The aim of this paper is to establish some considerations on the teaching of languages – Portuguese and English – in Brazilian higher education institutions and their role in the development of skills and abilities of professionals who need to interact in a multicultural market.

KEYWORDS: Higher education. Creativity. Teaching. Portuguese. English.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BROWN, H. Douglas. Teaching by principles: An Interactive Approach to Language Pedagogy. Engleawood Cliffs NJ: Prentice Hall Regents, 2001.

CANALE, M. From Communicative Competence to Communicative Language Pedagogy. New York: Longman, 1981.

LIBRELON RAIA, Silza Maria. A Importância da Imagem Para o Ensino da Língua Estrangeira (dissertação de Mestrado). São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2001.

LOPES, Luiz Paulo da Moita. Por uma Linguística aplicada interdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

NAIMAN, N., Fröhlich, M., & TODESCO, A. The good second language learner. TESL Talk, 1975.

O'MALLEY, J. M.; CHAMOT, A. V. Learning Strategies in second language acquisition. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.

OXFORD, R.L. Language Learning Strategies: What Every Teacher Should Know. Boston: Heinle & Heinle, 1990.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Ensino de língua inglesa: reflexões e experiências. Campinas, SP: Pontes Editores, 3ª edição, 2005.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

PASSARELLI, Lílian Ghiuru. Ensinando a escrita: o processual e o lúdico. 4a ed. São Paulo: Cortez, 2004.

SANTANA, Beatriz P. Criatividade e Ensino. In: GIORA, Regina C. F. A. Crisálida: o despertar da criatividade. São Paulo: Cabral, 2010. pp. 35-50.

Publiée

2019-03-24

Comment citer

SANTANA, Beatriz Pereira de; FRIGELG, Ernestina de Lourdes C.; RAIA, Silza Maria Librelon. A CRIATIVIDADE NO ENSINO DE LÍNGUAS NA FORMAÇÃO SUPERIOR: CREATIVITY IN LANGUAGE TEACHING IN HIGHER EDUCATION. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 2, n. 3, p. pp. 56–70, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11119. Acesso em: 19 déc. 2024.