ADEUS ÀS ARMAS & NADA DE NOVO NO FRONT: SIMILARIDADES E DISTINÇÕES DO EMBATE ENTRE O "EU" E O "MUNDO"
A FAREWELL TO ARMS & NEW ON THE WESTERN FRONT: SIMILARITIES AND DIFFERENCES IN THE CONFLICT BETWEEN “MYSELF” AND THE “WORLD”
Resumo
RESUMO: À luz dos princípios comparativos propostos por René Wellek no artigo “O nome e a natureza da literatura comparada” e da teoria literária presente em A teoria do romance de Georg Lukács, esta obra tem o intento de convergir a crítica e a teoria literária de distintos pensadores dos Estudos Literários no mesmo foco analítico, visando, assim, a uma melhor elucidação de duas das estruturas que sustentam os romances Adeus às armas, de Ernest Hemingway, e Nada de novo no front, de Erich M. Remarque: o herói e o significado da guerra nas suas vidas.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura comparada. Georg Lukács. Teoria do romance e romance de guerra.
ABSTRACT: In the view of the comparative principles proposed by René Welleck in his article “The Name and Nature of Comparative Literature” and the literary theory found in George Lukács’s The Theory of the Novel, this paper aims to converge the criticism and the literary theory from different thinkers of literary studies into the same analytical forms, aiming a better solution for two of the structures which support the novels A Farewell to Arms by Ernest Hemingway and Nothing New on the Western Front by Eric M. Remarque: the hero and the meaning of the war in his life.
KEYWORDS: Compared literature. George Lukács. Theory of novel and war novel.
Downloads
Referências
ANTUNES, L. Z. Estudos de literatura de lingüística. Assis: Arte & Ciências/UNESP-Assis FCL, 1998, p. 181-220.
CANDIDO, A. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967.
COMPAGNON, A. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
HEMINGWAY, E. Adeus às armas. Rio de Janeiro: Opera Mundi, 1973.
JAMESON, F. Marxismo e forma: teorias dialéticas da literatura no século XX. São Paulo: Hucitec, 1985.
KOSELLECK, R. Crítica e Crise. Rio de Janeiro: EDUERJ/Contraponto, 1999.
LUKÁCS, G. A teoria do romance. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2000.
MACEDO, J. M. M. de. Posfácio. In. LUKÁCS, Georg. A teoria do romance. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2000, p. 165-236.
MACHADO, C. E. J. As formas e a vida: estética e ética no jovem Lukács (1910-1918). São Paulo: Editora UNESP, 2004.
REMARQUE, E. M. Nada de novo no front. São Paulo: Abril, 1981.
SCHOPENHAUER, A. Aforismos para a sabedoria na vida. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1964.
SOUZA, R. A. de. Teoria da literatura. São Paulo: Ática, 2000.
WELLEK, R. O nome e a natureza da literatura comparada. In. COUTINHO, E. F.; CARVALHAL, T. F. Literatura comparada: textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
WELLEK, R; WARREN, A. Teoria da literatura. Lisboa: Publicações Europa-América, 1962.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.