A coleção da biblioteca escolar e acessibilidade:

o processo de seleção de livros de literatura infantil e juvenil

Autores

Resumo

Estudo sobre a formação de coleções de livros de literatura infantil e juvenil em bibliotecas escolares com abordagem temática sobre acessibilidade e com apresentação em formato acessível. Objetivou-se contextualizar e apresentar a importância da coleção de livros de literatura infantil e juvenil de gêneros variados na composição do acervo da biblioteca escolar, buscando enfatizar os temas abordados sobre acessibilidade e sua contribuição efetiva no projeto pedagógico da escola. Quanto à metodologia, fez-se um recorte na coleção de livros de literatura infantil e
juvenil, onde se realizou levantamento desses materiais por meio de catálogos on line das editoras, em blogs e sites institucionais que tratam de questões diversas sobre acessibilidade e diferenças. Compreende-se que o respeito às diferenças e a ruptura de preconceitos resultam de um processo educativo, em que a escola e a biblioteca se constituem espaços privilegiados para promover a leitura crítica de temas que envolvem as questões sobre acessibilidade e diferenças, de modo a construir no imaginário e na prática das relações sociais de crianças e adolescentes uma consciência cidadã, afetiva e solidária que contribua para a convivência social, respeitando a igualdade de direitos e a inclusão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leoneide Maria Brito Martins, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"(UNESP) e Professora Associada do Departamento de Biblioteconomia - UFMA.

Downloads

Publicado

2020-05-18

Como Citar

BRITO MARTINS, Leoneide Maria. A coleção da biblioteca escolar e acessibilidade: : o processo de seleção de livros de literatura infantil e juvenil . ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 2, n. 3, p. 29–68, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/13668. Acesso em: 22 dez. 2024.