A coleção da biblioteca escolar e acessibilidade:
o processo de seleção de livros de literatura infantil e juvenil
Resumo
Estudo sobre a formação de coleções de livros de literatura infantil e juvenil em bibliotecas escolares com abordagem temática sobre acessibilidade e com apresentação em formato acessível. Objetivou-se contextualizar e apresentar a importância da coleção de livros de literatura infantil e juvenil de gêneros variados na composição do acervo da biblioteca escolar, buscando enfatizar os temas abordados sobre acessibilidade e sua contribuição efetiva no projeto pedagógico da escola. Quanto à metodologia, fez-se um recorte na coleção de livros de literatura infantil e
juvenil, onde se realizou levantamento desses materiais por meio de catálogos on line das editoras, em blogs e sites institucionais que tratam de questões diversas sobre acessibilidade e diferenças. Compreende-se que o respeito às diferenças e a ruptura de preconceitos resultam de um processo educativo, em que a escola e a biblioteca se constituem espaços privilegiados para promover a leitura crítica de temas que envolvem as questões sobre acessibilidade e diferenças, de modo a construir no imaginário e na prática das relações sociais de crianças e adolescentes uma consciência cidadã, afetiva e solidária que contribua para a convivência social, respeitando a igualdade de direitos e a inclusão social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A ConCI adota a Licença CC BY 4.0 , onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
A ConCI considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na ConCI, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela ConCI.