A coleção da biblioteca escolar e acessibilidade:

o processo de seleção de livros de literatura infantil e juvenil

Auteurs

Résumé

Estudo sobre a formação de coleções de livros de literatura infantil e juvenil em bibliotecas escolares com abordagem temática sobre acessibilidade e com apresentação em formato acessível. Objetivou-se contextualizar e apresentar a importância da coleção de livros de literatura infantil e juvenil de gêneros variados na composição do acervo da biblioteca escolar, buscando enfatizar os temas abordados sobre acessibilidade e sua contribuição efetiva no projeto pedagógico da escola. Quanto à metodologia, fez-se um recorte na coleção de livros de literatura infantil e
juvenil, onde se realizou levantamento desses materiais por meio de catálogos on line das editoras, em blogs e sites institucionais que tratam de questões diversas sobre acessibilidade e diferenças. Compreende-se que o respeito às diferenças e a ruptura de preconceitos resultam de um processo educativo, em que a escola e a biblioteca se constituem espaços privilegiados para promover a leitura crítica de temas que envolvem as questões sobre acessibilidade e diferenças, de modo a construir no imaginário e na prática das relações sociais de crianças e adolescentes uma consciência cidadã, afetiva e solidária que contribua para a convivência social, respeitando a igualdade de direitos e a inclusão social.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Leoneide Maria Brito Martins, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"(UNESP) e Professora Associada do Departamento de Biblioteconomia - UFMA.

Téléchargements

Publiée

2020-05-18

Comment citer

BRITO MARTINS, Leoneide Maria. A coleção da biblioteca escolar e acessibilidade: : o processo de seleção de livros de literatura infantil e juvenil . ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 2, n. 3, p. 29–68, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/13668. Acesso em: 7 nov. 2024.