A coleção da biblioteca escolar e acessibilidade:
o processo de seleção de livros de literatura infantil e juvenil
Abstract
Estudo sobre a formação de coleções de livros de literatura infantil e juvenil em bibliotecas escolares com abordagem temática sobre acessibilidade e com apresentação em formato acessível. Objetivou-se contextualizar e apresentar a importância da coleção de livros de literatura infantil e juvenil de gêneros variados na composição do acervo da biblioteca escolar, buscando enfatizar os temas abordados sobre acessibilidade e sua contribuição efetiva no projeto pedagógico da escola. Quanto à metodologia, fez-se um recorte na coleção de livros de literatura infantil e
juvenil, onde se realizou levantamento desses materiais por meio de catálogos on line das editoras, em blogs e sites institucionais que tratam de questões diversas sobre acessibilidade e diferenças. Compreende-se que o respeito às diferenças e a ruptura de preconceitos resultam de um processo educativo, em que a escola e a biblioteca se constituem espaços privilegiados para promover a leitura crítica de temas que envolvem as questões sobre acessibilidade e diferenças, de modo a construir no imaginário e na prática das relações sociais de crianças e adolescentes uma consciência cidadã, afetiva e solidária que contribua para a convivência social, respeitando a igualdade de direitos e a inclusão social.
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