Concepção da Biblioteca na escola:

representações construídas a partir das suas diretrizes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v2i3.13671

Resumo

Concepção da biblioteca escolar em seus documentos oficiais norteadores. Objetiva analisar que imagens são construídas da biblioteca, sua concepção e sua participação na estrutura organizacional no contexto escolar brasileiro à luz dos documentos oficiais de regulação das bibliotecas no Brasil: a Lei 12.244/2010 e as Directrizes da IFLA/UNESCO para Bibliotecas Escolares.
Metodologicamente o estudo tem como âncora a análise documental (CELLARD, 2008) e a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Conclui que os documentos mencionam a necessidade da integração da biblioteca no ambiente escolar com outros setores e do bibliotecário com outros profissionais. Entretanto, observa-se a inexistência de textos que mencionem a necessidade da biblioteca em integrar o organograma da instituição escolar considerando ser esta um ambiente educacional de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cléa Nunes, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutoranda em Educação pela Universidade de Aveiro - Portugal. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia- UFMA.

Maria Manuela Bento Gonçalves, Universidade de Aveiro

Doutora em Sociologia da Educação e Professora Auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia- Aveiro – Portugal. Pesquisadora do Centro de Pesquisa em Didática e Tecnologia (CIDIF).

Downloads

Publicado

2020-05-19

Como Citar

NUNES, Maria Cléa; GONÇALVES, Maria Manuela Bento. Concepção da Biblioteca na escola: : representações construídas a partir das suas diretrizes. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 2, n. 3, p. 69–83, 2020. DOI: 10.33467/conci.v2i3.13671. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/13671. Acesso em: 24 dez. 2024.