Um réquiem para a justiça estatal? A crise de jurisdição e os meios alternativos de resolução de conflitos em matéria penal
Abstract
O presente artigo pretende abordar, a partir de uma perspectiva de declínio dos objetivos propostos pelo modelo de Estado de bem-estar social, a crise de jurisdição enfrentada no Direito contemporâneo, seja por ineficiência da máquina pública, seja pela morosidade e pelo número excessivo de processos submetidos Poder Judiciário. Em seguida, trazem-se à colação os meios alternativos de resolução de conflitos, focando principalmente nos casos penais, tanto como forma de desafogar o sistema de justiça criminal, quanto como de realizar o princípio da intervenção mínima da seara punitiva do ordenamento jurídico. Enfocando, por fim, a justiça restaurativa, demonstra-se a possibilidade de reintrodução da vítima na resolução do caso penal, possibilitando, com isso, uma forma consensual de solucionar contendas processuais, permitindo assim a ultrapassagem de um paradigma penal retributivo.
Palavras-chave: crise de jurisdição; meios alternativos; justiça restaurativa; Poder Judiciário; Direito Penal.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autorizo, para os devidos fins, de forma gratuita, a publicação de meu trabalho, no ato de submissão, sendo responsável pessoalmente pelas ideias nele contidas.