FORMAÇÃO INICIAL E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA – ALTAMIRA
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v36n1.p27-42Palavras-chave:
Universidade pública, Racismo, Relações étnico-raciais, Formação inicialResumo
Neste estudo tivemos como objetivo analisar as contribuições da disciplina “Educação, História e Cultura Afro-Brasileiras e Africanas” para formação inicial de professores/as pedagogos/as em Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), por meio da identificação das repercussões dos conceitos e discussões presentes nas produções textuais dos/as discentes. A disciplina foi ministrada no segundo semestre de 2021, em uma turma do curso de Licenciatura em Pedagogia, ofertada pela Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira. Os resultados apontam que, apesar de diversos elementos se fizeram presentes nas produções textuais dos discentes, importantes conceitos não foram trabalhados ou apareceram de forma pulverizada, o que evidencia: a) a necessidade de um trabalho mais detalhado e direcionado ao tratamento dos conceitos; b) as condições de inviabilidade do processo, devido à carga horária da disciplina ser reduzida (45h). Nesse sentido, uma carga horária maior e satisfatória possibilitaria um processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e mais consistente.
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