FORMAÇÃO INICIAL E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA – ALTAMIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v36n1.p27-42

Palavras-chave:

Universidade pública, Racismo, Relações étnico-raciais, Formação inicial

Resumo

Neste estudo tivemos como objetivo analisar as contribuições da disciplina “Educação, História e Cultura Afro-Brasileiras e Africanas” para formação inicial de professores/as pedagogos/as em Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), por meio da identificação das repercussões dos conceitos e discussões presentes nas produções textuais dos/as discentes. A disciplina foi ministrada no segundo semestre de 2021, em uma turma do curso de Licenciatura em Pedagogia, ofertada pela Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira. Os resultados apontam que, apesar de diversos elementos se fizeram presentes nas produções textuais dos discentes, importantes conceitos não foram trabalhados ou apareceram de forma pulverizada, o que evidencia: a) a necessidade de um trabalho mais detalhado e direcionado ao tratamento dos conceitos; b) as condições de inviabilidade do processo, devido à carga horária da disciplina ser reduzida (45h). Nesse sentido, uma carga horária maior e satisfatória possibilitaria um processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e mais consistente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiney da Silva Trindade, Universidade Federal do Pará - UFPA

 Mestrando em Educação e Cultura – Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciado em Pedagogia – Universidade Federal do Pará (UFPA). membro do Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (GEABI).

Vilma Aparecida de Pinho, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Educação – Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal Fluminense (UFF); professora associada da Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando na Faculdade de Educação (FAE), do Campus Universitário de Altamira, e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC). Coordenadora do Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (GEABI).

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Parecer CNE/CP 3/2004, homologação publicada no DOU 19/05/2004, Seção 1, p. 19. Resolução CNE/CP 1/2004, publicada no DOU 22/06/2004, Seção 1, p. 11.

COELHO, Mauro Cezar; COELHO, Wilma Nazaré Baía. Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores. Educar em Revista, 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77098. Acesso em: 30 set. 2022.

DIALLO, Cíntia Santos; LIMA, Cláudia Araújo de. História dos afro-brasileiros, africanos e a educação antirracista: o olhar das/os professoras/es das licenciaturas. Educação e Pesquisa, v. 48, n. contínuo, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198808. Acesso em: 30 set. 2022.

DOMINGUES, Petrônio. Movimento Negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo, Niterói, v. 12, n. 23, p. 100 – 122, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tem/v12n23/v12n23a07.pdf. Acesso em: 25 abr. 2022.

FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. 2. Ed. São Paulo: Editora Global, 2007.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. 6. ed. São Paulo: Editora Contracorrente, 2021.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2008.

GOMES, Nilma Lino; JESUS, Rodrigo Ednilson de. As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para pesquisa. Educar em Revista, Curitiba, n. 47, p. 19-33, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/QFdpZntn6nBHWPXbmd4YNQf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 set. 2022.

GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Racismo e antirracismo no Brasil. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

HASENBALG, Carlos. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2005 [1978].

IPEA. INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Boletim de políticas sociais – acompanhamento e análise. São Paulo: IPEA, 2007. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_alphacontent&view=alphacontent&Itemid=145. Acesso em: 17 set. 2022.

LOPES, Vera Neuza. Racismo, Preconceito e Discriminação. In: MUNANGA, K. (Org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

LORDÊLO, José Albertino; ROSA, Dora Leal; SANTANA, Lisa de Almeida. Avaliação processual da aprendizagem e regulação pedagógica no Brasil: implicações no cotidiano docente. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, n. 17, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/4555. Acesso em: 27 set. 2022.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). DESLANDES, Suely Ferreira.; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

MUNANGA, Kabenguele. Teoria social e relações raciais no Brasil contemporâneo. Cadernos Penesb, n. 12, p. 169-203, 2010. Disponível em: https://biblio.fflch.usp.br/Munanga_K_TeoriaSocialERelacoesRaciaisNoBrasilContemporaneo.pdf. Acesso em: 17 set. 2022.

MUNANGA, Kabenguele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. SEMINÁRIO NACIONAL RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO, 3, PENESB, 2003. Disponível em: https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Uma-abordagem-conceitual-das-nocoes-de-raca-racismo-dentidade-e-etnia.pdf. Acesso em: 30 ago. 2022.

OLIVEIRA, Iolanda de. Especial Curso ERER. Niterói: Caderno Penesb, Edição Especial, 2010.

OLIVEIRA, Iolanda de. Relações raciais e educação: a formação continuada de docentes da escola básica - evidenciando alguns fatores relacionados às políticas estabelecidas. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, n. 31, 2011. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/120. Acesso em: 30 set. 2022.

SALES, Simone de Fátima Vieira. Os desafios de implantação efetiva da lei 10.63/2003 nas escolas. Monografia (Especialização) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, 2016.

SCHUCMAN, Lia Vainer. Racismo e Antirracismo: a categoria raça em questão. Psicologia Política, São Paulo, v. 10, n. 19, p. 41-55, 2010. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4000283. Acesso em: 05 ago. 2022.

SOUZA, Ana Lucia Silva; CROSO, Camila. Igualdade das relações étnico-raciais na escola: possibilidades e desafios para implementação da Lei 10.639/2003. São Paulo: Ação Educativa, 2007.

TODOROV, Tzvetan. Nós e os outros: a reflexão francesa sobre a diversidade humana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1993.

Publicado

2023-02-24

Como Citar

TRINDADE, Josiney da Silva; PINHO, Vilma Aparecida de. FORMAÇÃO INICIAL E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA – ALTAMIRA. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 36, n. 1, p. 27–42, 2023. DOI: 10.47250/forident.v36n1.p27-42. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/18163. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Relações étnico-raciais:protagonismo negro em múltiplos territórios educacionais