TRABALHAR COM VIADAGEM NA ESCOLA, POR QUE NÃO? ANDANÇAS, PERCALÇOS E RESISTÊNCIAS DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumen
Este artigo objetiva discutir as mobilizações e desafios de uma professora da educação básica ao dialogar sobre diversidade de gênero e sexual na escola. Esta pesquisa se ampara nos estudos pós-críticos e pós-estruturalistas, e para a produção das informações empíricas foram realizadas entrevistas narrativas com a docente e observação participante de suas aulas. A professora Santos foi instigada a trabalhar com essas questões pelo seu contato com as pessoas LGBTTI+, as inquietações construídas em suas aulas após trazer o debate sobre diversidade de gênero e sexual e os processos formativos em que ela participou. Alguns desafios atravessaram o trabalho de Santos, como a presença do discurso religioso e, em alguns momentos, a falta de receptividade por parte dos/as alunos/as. Contudo, Santos insistiu nas discussões e os/as estudantes construíram novos olhares para a diversidade sexual e de gênero.
Palavras-chave: Gênero. Sexualidade. Ensino Médio. Docência.
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