n. 1 (2014): ISSN 2357-9145

					Visualizar n. 1 (2014): ISSN 2357-9145

 

EDITORIAL

 

Este é o primeiro número do Boletim Historiar, periódico científico editado pelo Grupo de Estudos do Tempo Presente, grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e radicado no Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe. Embora seja uma produção do GET, a revista não limitará a aceitação de textos a temáticas do tempo presente.

Justamente por investir na experiência de discentes da graduação e da pós-graduação, o periódico espera receber contribuições de interessados nas mais diversas áreas da História, da Educação, da Literatura, das Ciências Sociais, da Psicologia, das Relações Internacionais e demais campos do saber que orbitam a grande área das Humanidades.

Como se pode perceber, esta publicação pretende ser um lócus de debates plurais, na qual diferentes abordagens tenham espaço e experiências de pesquisas não apenas oriundas do campo da História ganhem visibilidade.

A palavra Historiar, verbo que dá conta da imensidão de uma tarefa, escrito no infinitivo, é assim posta para enfatizar a contínua urgência do nosso ofício. Narrar, ajudar a lembrar, manter o alerta, eis algumas das funções fundamentais dos historiadores. Em tempos de marchas sombreadas pelo fascismo, pelo revisionismo fraudulento, historiar, como  navegar, é preciso.

Nosso Conselho Consultivo, fundamental para conferir qualidade ao material publicado por este periódico, é formado por pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior do Brasil, sendo a maior parte deles vinculada a programas de pós-graduação em História ou áreas afins. A cada um destes profissionais somos imensamente gratos pela demonstração de confiança no trabalho realizado por nossa equipe.

Neste primeiro número temos a grata satisfação de contar com um diversificado quadro de colaboradores. Iniciando a edição temos o artigo de Andreza Maynard sobre o tenentismo em Pernambuco na Revolta Tenentista de 1924. A seguir, Fernando Porto, Renata Moreira, Royanne Claxton abordam o tema Anistia em uma proveitosa ferramenta de ensino-aprendizagem, o blog.

Nosso terceiro texto, parceria de Antônio Elíbio e Fernanda Nascimento, apresenta uma relevante discussão sobre o papel do Exército/ Militares e a política na Revista A Defesa Nacional entre 1931-37. Há ainda Daniel Chaves, que nos contempla com um trabalho sobre a política e história da Bolívia contemporânea. No último artigo, Caio Lima analisa atentamente a relação entre teoria, ciência e ensino de história através das obras de Jörn Rüsen.

A revista possui duas resenhas. A primeira de Raquel Anne, para a obra Hitler e o nazismo de Dick Geary, mais uma importante produção a se debruçar sobre um personagem enigmático e um movimento sedutor, complexo e irremediavelmente perverso. Por fim, Alana de Moraes resenha a coletânea Visões do Mundo Contemporâneo. V. 1.

 

Boa leitura!

 

Dilton Cândido S.Maynard

(Professor do Departamento de História -UFS e Coordenador do GET)

Editor-Chefe

Raquel Anne Lima

(Graduanda em História -UFS)

Editora Jr.


Publicado: 2014-03-28